Contar com o apoio de especialistas de casa de repouso gera maior tranquilidade e segurança a quem cuida de idosos que possuem alguma condição especial, como o Alzheimer.
Afinal, essa doença incurável e progressiva tem como principal característica a perda de células nervosas (neurônios) e suas sinapses, ocasionando problemas de memória, linguagem, orientação, atenção, raciocínio e diversas alterações comportamentais.
Sendo muito mais comum em pessoas acima de 65 anos, o Alzheimer é a principal causa de demência em idosos, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
À medida que a doença evolui, o idoso vai se tornando cada vez mais dependente de cuidados para que possa se alimentar e realizar rotinas de higiene pessoal, tomar medicamentos etc. Um dos motivos para contar com especialistas de casa de repouso e garantir maior conforto e bem-estar ao paciente.
Embora não haja cura para o Alzheimer, o tratamento é indicado e indispensável para promover o retardamento da doença, mantendo a autonomia do paciente por mais tempo.
Vale ressaltar a importância de iniciar o tratamento o quanto antes, enquanto a pessoa ainda está no estágio inicial da doença. Desse modo, é possível obter mais êxito na diminuição do declínio cognitivo e preservação da autonomia por mais tempo.
Sintomas na fase inicial da doença e diagnóstico
É comum confundir os primeiros sinais do Alzheimer, como a perda da memória recente, com efeitos comuns do envelhecimento, o que pode atrasar a procura por orientação médica e atrasar o diagnóstico da doença.
Para evitar esse problema, é imprescindível consultar um médico assim que se notar os primeiros episódios de lapsos de memória ou desorientação no idoso.
Os especialistas de casa de repouso informam alguns sintomas que podem ocorrer nas fases iniciais da doença. Confira:
- Dificuldades em se expressar e/o problemas de linguagem;
- Perda significativa de memória recente;
- Perder a noção de tempo, não saber o dia da semana ou período do dia;
- Perder-se em locais familiares;
- Dificuldade de raciocínio para tomada de decisões;
- Desmotivação ou apatia;
- Mudanças de humor ou quadros como depressão e ansiedade;
- Reações incomuns de raiva ou agressividade em algumas ocasiões.
O diagnóstico do Alzheimer é clínico, ou seja, depende de avaliação do médico, que poderá solicitar exames de sangue e imagem importantes para descartar outras doenças.
Após análise dos exames e histórico do paciente, o médico poderá determinar a hipótese mais provável para a causa da demência.
Quais profissionais consultar em caso de suspeita da doença
Veja a seguir quais profissionais consultar após observar os primeiros sinais da doença. Eles fazem parte do quadro de especialistas de casa de repouso.
Clínico geral
O clínico geral pode ajudar a identificar a doença e encaminhar a um especialista para uma análise mais detalhada.
Geriatra
Por ser especializado em tratamento de idosos, o geriatra é um profissional indicado para ajudar no diagnóstico e tratamento. Trata-se de um dos especialistas de casa de repouso.
Neurologista
O neurologista tem papel importante no diagnóstico do Alzheimer por ser especialista em doenças do sistema nervoso.
A opção de institucionalizar o paciente e contar com especialistas de casa de repouso
Lembramos que, mesmo com diagnóstico e tratamento, com o avanço da doença e as perdas na autonomia do paciente, outros cuidados vão se tornando necessários para manter a qualidade de vida do idoso.
O Alzheimer causa diversas alterações físicas e emocionais no paciente. Portanto, o tratamento geralmente demanda a participação de diferentes profissionais de saúde.
Optando por institucionalizar o paciente, a família passa a contar com especialistas de casa de repouso e pode manter o contato por meio de visitas regulares.
Tendo essa rede de cuidados, fica mais fácil e seguro ajudar o paciente a enfrentar os desafios que vão surgindo a cada estágio da doença.
Desse modo, contar com um time multidisciplinar de saúde nos casos em que a família não se sente em condições de prover em casa todos os cuidados necessários é uma escolha que garante tranquilidade e segurança tanto para o paciente quanto para seus familiares.
Contudo, antes de tomar essa decisão, é fundamental que a família avalie as instituições disponíveis, converse com o médico que acompanha o idoso e se informe sobre os cuidados e estrutura oferecidos.
Inclusive, verificando quais especialistas de casa de repouso estarão acompanhando o ente querido em sua rotina.
Desse modo, será possível fazer uma escolha mais segura para garantir o atendimento que o paciente necessita.
Conheça Cora Senior e faça a melhor escolha
A Cora Senior é uma instituição que tem um olhar diferenciado para os cuidados com seus residentes.
Especializados em cuidados humanizados, contamos com equipes multidisciplinares de saúde para oferecer o melhor atendimento em cuidados diários a idosos, incluindo os que sofrem com Alzheimer.
Estamos prontos para oferecer um atendimento de excelência com atenção dedicada ao seu familiar.
Desse modo, ele receberá o tratamento necessário para ter maior qualidade de vida, enquanto você e sua família podem cuidar de seus afazeres diários com tranquilidade, certos de que o ente querido está nas mãos de especialistas de casa de repouso.