FALE COM A UNIDADE

Cora em Casa: cuidador de idosos em
São Paulo

Cora em Casa: Cuidador de idosos em São Paulo

Já pensou em ter todos os cuidados que a Cora proporciona, mas dentro da sua residência? Conheça a Cora em Casa: cuidador de idosos em São Paulo!

As ILPI (Instituições de Longa Permanência de Idosos) surgiram há muito tempo atrás com o intuito de cuidar do público sênior. Desde então, instituições como Lares de Idosos, Casas de repouso e Asilos se disseminaram, até chegarmos aos residenciais para idosos, como é a Cora, precursora deste conceito no Brasil. Porém, ainda assim, com o passar do tempo, foi necessária uma espécie de atualização desse mesmo conceito.

Muitos idosos, lúcidos ou não, podem resistir à ideia de morar em um residencial por diversos motivos, como o conforto do lar ou a companhia dos parentes. Isso, quando não forem os próprios familiares que não desejam ver seu ente querido em um local diferente de sua casa.

E foi pensando nisso que criamos a Cora em Casa, o mais novo serviço da Cora Residencial Senior!

O que é o serviço Cora em Casa?

Estando no mercado desde 2015, a Cora Residencial Senior foi fundada com o objetivo de fornecer muito mais do que cuidados básicos ao idoso, já fornecidos pelas instituições existentes até aquele momento; em vez disso, chegamos com a proposta de proporcionar cuidados humanizados, tendo uma equipe multidisciplinar, atividades, exercícios e áreas de convivência.

A Cora em Casa, cumprindo exatamente o que o nome sugere, é o serviço que garante o que há de melhor em cuidados Cora mas, desta vez, dentro da residência do idoso.

O que pode levar à decisão de manter os cuidados em casa?

A escolha pela Cora em Casa passa muito pela decisão da permanência do idoso em sua residência, mas alguns fatores, como citado no início do texto, podem ser determinantes para que ela seja tomada, confira alguns:

  • Idosos com doenças neurodegenerativas: O Alzheimer e o Parkinson são as duas doenças neurodegenerativas mais conhecidas até o momento e, por afetarem a memória, o idoso pode não se adaptar a qualquer local que não seja a sua própria casa, como um residencial para idosos. Em alguns casos, uma mudança de ambiente pode deixá-lo confuso e até mesmo com um comportamento agressivo, característico do Alzheimer, por exemplo;

  • Recusa do idoso: Quando o idoso, apesar de suas dificuldades, ainda está lúcido, ele mesmo pode decidir não ir para o residencial, o que pode acontecer por diversos motivos;

  • Covid-19: Sendo o mais atual de todos esses motivos, a pandemia do novo coronavírus deixou a todos com receio, ainda mais quando tratamos dos idosos, que fazem parte do grupo de risco da doença. A Cora oferece toda a segurança e segue protocolos de cuidados contra o vírus, mas o idoso pode não se adaptar, ainda assim.

Problemas para contratar um cuidador de idosos

A Cora em Casa é o serviço ideal para driblar vários problemas na contratação de um cuidador de idosos. Iremos mostrar alguns deles e, logo após, nossas soluções:

Mesmo com a decisão de permanecer com os cuidados em casa, os familiares podem não conseguir proporcionar o cuidado ideal, visto que muitas vezes, até por conta do trabalho ou compromissos, eles não têm como ficar o tempo todo com o idoso. Afinal, foi justamente por esse motivo que a possibilidade de um residencial foi levantada pela família.

E, além disso, podem existir outras dificuldades, como:

  • Insegurança: É comum a existência de um medo/ receio, vindo do idoso ou parente dele, de contratar um desconhecido para estar dentro de sua residência;

  • Administração dos cuidados: Para contratar um cuidador de idosos, é essencial que uma boa organização seja feita, já que os cuidados que um idoso pode necessitar são diversos. Por isso, deve ser analisado:
    – A possibilidade de ser feito um calendário de atividades;
    – Remuneração baseada nas funções exercidas pelo cuidador;
    – Soluções contra faltas ou férias do cuidador de idosos;
    – Período de tempo em que ele permanecerá na residência, diariamente.

A Cora em Casa é a solução

Com a contratação do Cora em Casa, o familiar tem ajuda para resolver todas essas dificuldades. Aqui vão algumas das vantagens que facilitam a sua vida e a de seu familiar idoso:

  • Equipe Cora de confiança: Assim que o serviço for contratado, uma equipe de cuidadores de idosos treinados e especializados será selecionada por nós, já desenvolvendo também, uma sequência de turnos, evitando que a falta de um deles atrapalhe o dia do idoso. As necessidades dele também são informadas anteriormente, para que possamos escolher exatamente quais de nossos cuidadores irão até sua casa. Além do que, tais funcionários são certificados, dando a maior confiança possível à família;

  • Plano de Vida: Uma espécie de “plano de vida” será criado. Ele tem o intuito de organizar a rotina do idoso, contemplando, por exemplo, supervisão alimentar e acompanhamento dos sinais vitais;

  • Higienização: O cuidador de idosos do Cora em Casa faz a higienização do idoso, que envolve a troca de fraldas, limpeza após a alimentação, entre outros.
    Banho: Muitos idosos precisam de auxílio no momento do banho. Por isso, os cuidadores da Cora em Casa fazem esse trabalho, caso necessário.

  • Administração de medicamentos: Geralmente, um controle das medicações ingeridas pelo idoso é preciso, para que não haja erros e problemas posteriores. Essa administração também é feita pela Cora em Casa.

  • Acompanhamento mensal de enfermeiros: Disponibilizamos, mensalmente, a visita de um enfermeiro diretamente na sua casa, para que você e o seu familiar idoso fiquem tranquilos quanto ao acompanhamento da saúde dele;

  • Atividades de estímulo cognitivo: Para que a saúde mental e física do idoso se mantenha a melhor possível, proporcionamos atividades cognitivas e recreativas que auxiliam, além da própria saúde, na ociosidade do dia, que muitas vezes causa irritação e estresse;

  • Serviços à parte: Caso seja necessário, oferecemos à parte, alguns serviços como:
    • Plano Nutricional: Um de nossos nutricionistas analisa as necessidades do idoso e planeja uma dieta com todos os nutrientes essenciais para as individualidades alimentares dele;
    • Psicoterapeutas: São incontáveis os motivos que podem levar um idoso a precisar de um acompanhamento psicológico e, para isso, temos psicoterapeutas especializados no atendimento ao público sênior;
    • Fisioterapia: Enviamos um fisioterapeuta até a casa do idoso, auxiliando nos eventuais problemas físicos que ele possa obter;
    • Fonoaudiólogos: Sendo mais um dos serviços complementares proporcionados pela Cora em Casa, a fonoaudiologia auxilia, principalmente, na comunicação do idoso, seja com seus familiares ou nossos cuidadores.


Serviço de cuidador de idosos em casa, é Cora em Casa!

A Cora em Casa tem o mesmo princípio de um atendimento humanizado e excelente da Cora Residencial Senior, portanto nossos cuidadores e toda a equipe assistencial está pronta para dispensar o melhor cuidado e atenção.

E se você realmente tem procurado um serviço de cuidador de idosos em São Paulo para o seu familiar idoso dentro de casa, entre em contato com a Cora e conheça esse novo serviço!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.