Lar de Idosos em São Paulo

Lar de Idosos em São Paulo

Está procurando por um Lar de Idosos em São Paulo? Veja abaixo tudo que você precisa saber.

Lar de idosos é um nome popular para um residencial para idosos. No entanto, há muitas diferenças entre um lar de idosos tradicional e um residencial para idosos Cora. 

A Cora Residencial Senior trouxe um conceito inovador e diferente para o mercado de instituições de longa permanência de idosos, conhecido como ILPI.

 Lar é uma palavra que nos traz conforto e aconchego, é por isso que é popularmente mais utilizado.

Qual a diferença entre Lar de Idosos e o Cora Residencial?

A Cora Residencial Senior pesquisou nos Estados Unidos o que os residenciais tinham de melhor no segmento de residencial para idosos e trouxe para o Brasil de forma pioneira um modelo que realmente se importasse com o residente, e mais que isso, proporcionasse ambiente seguro e aconchegante, com assistência 24 horas, atividades diferenciadas e com intenções de melhorias na saúde, acompanhamento nutricional com dieta balanceada e que respeita as preferências do idoso, entre vários outros diferenciais que listamos abaixo. 

Lar de idosos tradicionais geralmente não contam com uma estrutura tão completa. Geralmente são locais adaptados com estrutura pequena e pouca socialização entre os idosos. É muito comum encontrar lar de idosos que eram antigas casas.

Diferenciais da Cora

Pensando em todo esse contexto, após uma ampla pesquisa, em 2015 trouxemos um conceito de residencial para idosos que respeita o indivíduo, sua família e suas necessidades. Para melhor estruturar essa política, formamos uma base com os três pilares apresentados:

Cuidados ao Idoso

Para colocar em prática esse novo conceito, montamos uma equipe multiprofissional que conta com várias especialidades alinhadas para conseguir traçar uma estratégia para cuidar de forma efetiva do idoso. Com reuniões semanais, esta estratégia é sempre atualizada, evitando que o residente tenha uma piora ou melhora desconsiderada em seu tratamento. Essa equipe é formada por:

Cuidadores: esta é a equipe da linha de frente que tem o maior contato com os residentes, sempre à disposição para que ele tenha apoio em todos os momentos do dia. Seja na hora da alimentação, na hora do banho ou somente para uma caminhada, os cuidadores estão sempre prontos para ajudar.

Médico Geriatra: no residencial para idosos Cora temos um médico de plantão para emergências e urgências! Desde a chegada do residente, o médico geriatra faz a ponte de todos os médicos que esse paciente já possui, também identifica as principais queixas e necessidades do idoso para começar o tratamento multiprofissional. Este médico tem contato direto com o idoso e com sua família, podendo entrar em contato com os outros médicos do paciente, se necessário.

Farmacêuticos: esses são os profissionais que cuidam de toda a logística dos medicamentos, desde a solicitação, até a chegada e entrega desses remédios a equipe de enfermagem. Essa área é muito importante, cuidando para que nunca um idoso receba o medicamento de outro paciente. Também tiram dúvidas e questionamentos dos outros integrantes da equipe Cora e das famílias, sobre as medicações administradas.

Fisioterapeuta: Além de planejar atividades que ajudam no fortalecimento físico, com exercícios que alongam, fortalecem e desenvolvem maior equilíbrio ao corpo; esses profissionais também desenvolvem um treino cognitivo para melhora e estímulo de memória, atenção e concentração; não bastante, também há um treino específico com atividades de respiração, ajudando no tratamento de algumas patologias e prevenindo outras. Lar de idosos tradicionais não contam com este tipo de atividade, o que se torna prejudicial a longo prazo para os residentes.

Enfermeiros: Essa equipe cuida e se preocupa não só com a saúde do residente, mas também com o acolhimento que ele precisa sentir. Trabalhando com estratégias de estímulo e respeitando a individualidade do idoso, os enfermeiros conseguem criar uma relação de cuidado e carinho. Essa relação não é cultivada somente com o residente, mas também há o incentivo de que a família esteja sempre em contato com a equipe para acompanhar todo o processo que é feito de cuidados. Os enfermeiros cuidam também de um aspecto importantíssimo, que é tomar os remédios na hora certa, sabemos que em casa ou em instituições como os asilos comentados acima, o idoso acaba deixando o medicamento para quando lembra, o que acaba prejudicando o tratamento e sua melhora.

Nutricionista: A comida também traz felicidade! Portanto, nossos nutricionistas pensam além da alimentação, mas também desenvolvem um plano alimentar para que o residente possua o melhor distribuído em 6 refeições, tanto em alimentos que ele precisa, quanto o que ele gosta. Essa especialização sabe que com o passar dos anos, se perde parte da percepção de sabor, para esse desafio os nutricionistas usam ervas naturais para acrescentar qualidade e sabor ao alimento. Entre outros desafios que surgem, essa equipe pensa nos idosos como indivíduos e propõe respostas para cada necessidade. Em um lar de idosos tradicionais não há este cuidado com alimentação, muitos se alimentam de comidas pouco nutritivas.

Socialização do Idoso

Importante em qualquer idade, o desenvolvimento de atividades em grupo é rica e importante na saúde mental, emocional e física, para isso a Cora Residencial separa as atividades em 5 blocos de eventos de socialização, conforme a seguir:

Eventos Especiais: nossos residentes adoram festas e comemorações, por isso temos uma programação especial com eventos temáticos (baile de carnaval, festa do Dia Mundial do Rock, festa junina, e outros), jantares especiais, festa para os aniversariantes do mês, e muito mais.

Atividades para estímulos cognitivos: o desenvolvimento motor e cognitivo é fundamental no processo de envelhecimento saudável, por isso criamos oficinas com atividades como pintura, artesanato, musicoterapia e outras. Importante lembrar que essas atividades fazem parte a programação normal da Cora, não dependendo de voluntários, mas contando com uma equipe pronta para isso.

Atividades físicas e coletivas: diferente de um lar de idosos, na Cora o idoso contará com atividades em grupo, pois são ótimas formas de socializar e cuidar do fortalecimento do corpo e estimular a sua mobilidade. Fisioterapia coletiva, aulas de dança e expressivas fazem parte do quadro de estímulos físicos na Cora Residencial. Atividades regadas de boas conversas e risadas, sempre garantindo uma interação divertida e saudável.

Rodas de conversa: para manter a mente sã e gerar interação, promovemos sessões de conversa intermediadas por um interlocutor que, toda semana, traz um assunto diferente para ser discutido entre nossos residentes. 

Atividades externas: diferente de um lar de idosos, a Cora Residencial não é um hospital, nem uma prisão. Para quebrar essa imagem e mostrar que não temos essa intenção, proporcionamos visita à museus, passeios ao teatro e caminhadas no parque. Estamos sempre organizando atividades externas para que nossos residentes aproveitem a cidade à sua volta e se sintam parte dela.

Estrutura para o idoso e familiares

Um residencial para idosos de qualidade não pensa somente em cuidados e socialização, é preciso ter estrutura adequada para receber e manter um residente. Como comentamos, em lar de idosos tradicionais, a estrutura é principalmente uma casa adaptada, na medida do possível, para receber idosos, mas isso definitivamente não é o bastante para proporcionar segurança. Na Cora nossa estrutura conta com:

Quarto individual, duplo e triplo: todos os quartos possuem banheiros integrados que proporcionam maior privacidade e facilidade ao residente, além disso possuímos quartos individuais para idosos e suítes duplas e triplas. É importante frisar que independente do tipo de quarto escolhido, todos os banheiros são equipados com corrimãos instalados em lugares estratégicos, evitando quedas durante banhos e utilização do cômodo.

Áreas de refeição confortáveis: o momento de comer é quase sagrado, além de trazer memórias afetivas, a comida é um ótimo condutor para conversas e amizades. Para criar o ambiente perfeito para que o momento da refeição exerça todos esses benefícios, criamos um espaço confortável para que nossos residentes se sintam em uma refeição em família.

Espaço de convivência e atividades: Convivência é um princípio Cora, para isso foram planejados vários espaços para interação dos idosos com pisos antiderrapantes e poltronas confortáveis. Ainda temos mais de 100 atividades ao longo de todos os meses.

Fisioterapia e fonoaudiologia: Todas as unidades são equipadas com salas para fisioterapia e fonoaudiologia, com um profissional especializado nesses cuidados.

Disponibilidade de lavanderia: Para comodidade do idoso e da família, possuímos o serviço de lavanderia industrial. Portanto toda limpeza de roupas e kits enxovais são de responsabilidade da unidade.

Salão de beleza: Toda nossa programação tem como propósito aumentar e manter a autoestima de nossos residentes, a aparência também entra na saúde do idoso. Por isso contamos com um salão de beleza onde todos os idosos podem desfrutar de um dia de cuidados especiais.

Unidades Cora Residencial Senior

A Cora está espalhada pela cidade de São Paulo em 5 unidades. Com particularidades, todas as unidades estão prontas para atender você e sua família em uma visita.

Cora Tatuapé

Em uma das maiores zonas da cidade, está o residencial para idosos Cora tatuapé. Com ótima localização, contando com todas as comodidades padrão e um belíssimo lounge externo. 

 Cora Paulista

Com localização privilegiada e de fácil acesso, essa unidade permite que você visite seu familiar na hora do almoço de seu trabalho, por exemplo. Além de ter o diferencial de possuir uma piscina à disposição dos residentes. 

 Cora Campo Belo

Com uma linda área externa arborizada, essa unidade é sinônimo de acolhimento.  Fora isso, a unidade conta com todos os benefícios e ainda, uma sala de cinema para divertir e entreter. 

 Cora Higienópolis

Em um dos bairros mais tradicionais da cidade de São paulo, está aninhada em meio à uma área verde e arborizada, essa unidade Cora. Um residencial para idosos com uma aconchegante sala de leitura.

 Cora Ipiranga

Sediando o campeonato de boliche no videogame e o de dominó, o Cora Ipiranga é líder na diversão e convivência para fazer amizades e aproveitar. Com um grande jardim, ótimo para caminhadas. 

Cora Residencial, é mesmo um lar?

A Cora sabe que não são poucos as razões para tornar um familiar um residente. Pensando nisso, atuamos com três tipos de estadia:

Moradia: Onde o residente pode morar em um ambiente pensado nele, com todos os cuidados colocados.

Temporada: Essa modalidade oferece um local prontinho para que seu familiar passe um tempo conosco, aproveitando todas as comodidades disponíveis.

 Passar o dia: Essa estadia permite que o idoso desfrute de um dia conosco. Com total acesso à todas essas vantagens.

A Cora Residencial Senior pensou em todos os detalhes para atender as necessidades de todos os tipo de famílias. E justamente para que o idoso se sinta amparado, querido e cuidado planejamos um lugar onde ele possa morar e viver experiências no dia a dia  fazendo da Cora o próprio lar.

 Entre em contato conosco e agende uma visita!