Asilo de Idosos em São Paulo

Asilo de Idosos em São Paulo

Está procurando por um Asilo de Idosos em São Paulo? Veja abaixo tudo que você precisa saber.

A história do asilo de idosos começou há muitos anos atrás e eram conhecidos como lugares que abrigavam velhos, doentes mentais e crianças órfãs.

De lá para cá, a reputação e ambientação dos asilos para idosos não mudou muito. A maioria deles são casas adaptadas que cuidam não só de idosos, mas também de pessoas com deficiências mentais e/ ou abandonadas. Muitas vezes esse tipo de instituição utiliza medicações que acabam deixando seus residentes dopados, evitando qualquer tipo de interação e necessidade de cuidado.

Mas esse é um lugar ideal ou, pelo menos, funcional e atrativo para deixar um familiar?

Claro que não! Sabendo disso a Cora Residencial elaborou esse artigo para mostrar o antes e o depois de nosso conceito para moradias de idosos.

O que é um asilo de idosos?

O primeiro asilo de idosos fundado no Brasil foi a Casa dos Inválidos, situada no Rio de Janeiro em 1794, para abrigar soldados de idade avançada. Depois disso, foi aberto o Abrigo São Luís para Velhice Desamparada, em 1890.

Desde esses tempos, o asilo de idosos foi pensado em abrigar idosos desamparados, crianças e adultos em situação de rua, e pessoas mentalmente incapazes. Infelizmente, essa idealização foi sendo passada com o decorrer dos anos e até hoje em dia, ainda que de forma maquiada, os asilos de idosos tem basicamente o mesmo objetivo: recolher os idosos para que eles não deem trabalho.

Diferente de tudo isso, a Cora Residencial para Idosos pensa exatamente no cuidado e bem-estar do idoso, além de entender que ele ainda precisa de interação e socialização.

Diferenciais da Cora

Pensando em todo o contexto apresentado, fizemos uma ampla pesquisa e em 2015 trouxemos um conceito de residencial para idosos que respeita o indivíduo e as necessidades dele e da família.

Cuidados ao Idoso

Para execução deste novo conceito, trabalhamos com uma equipe multiprofissional que conta com várias especialidades alinhadas que conseguem traçar uma estratégia para cuidar da melhor forma do idoso. Em reuniões semanais, esta estratégia é sempre atualizada, evitando que o residente tenha uma piora ou melhora desconsiderada em seu tratamento. Essa equipe conta com: 

Cuidadores: esta equipe fica completamente à dispor do residente para que ele tenha apoio em todos os momentos do dia. Seja ajudando na hora da alimentação, na hora do banho ou somente para uma caminhada, os cuidadores estão sempre prontos para ajudar.

Farmacêuticos: profissionais que cuidam de toda a logística dos medicamentos, desde a solicitação, até a chegada e entrega desses remédios a equipe de enfermagem. Essa área é de extrema importância, evitando qualquer confusão ou problemática de um idoso receber o medicamento de outro paciente. Também atuam tirando dúvidas e questionamentos da equipe Cora e da família, sobre as medicações tomadas pelo idoso.

Fisioterapeuta: Além de pensar nas atividades que ajudam no fortalecimento físico, com exercícios que alongam, fortalecem e desenvolvem maior equilíbrio ao corpo; essa equipe também desenvolve um treino cognitivo para melhora e estímulo de memória, atenção e concentração; não bastante, também há um treino específico com atividades de respiração, ajudando no tratamento de algumas patologias e prevenindo outras.

Médico Geriatra: Desde o primeiro contato com o residente, o médico geriatra faz a intermediação de todos os médicos que esse paciente já possui, mas além disso, também identifica as principais queixas e necessidades do idoso para começar o tratamento multiprofissional. Este médico tem contato direto com o idoso e com sua família, também podendo entrar em contato com os outros médicos do paciente, se necessário. 

Enfermeiros: Essa equipe cuida e se preocupa não só com a saúde do residente, mas também com o acolhimento que ele precisa sentir. Trabalhando com estratégias de estímulo e respeitando a individualidade do idoso, os enfermeiros conseguem criar uma relação de cuidado e carinho. Essa relação não é cultivada somente com o residente, mas também há o incentivo de que a família esteja sempre em contato com a equipe para acompanhar todo o processo que é feito de cuidados. Os enfermeiros cuidam também de um aspecto importantíssimo, que é tomar os remédios na hora certa, sabemos que em casa ou em instituições como os asilos de idosos comentados acima, o idoso acaba deixando o medicamento para quando lembra, o que acaba prejudicando o tratamento e sua melhora.

Nutricionista: A comida também traz felicidade ao idoso! Portanto, essa equipe pensa além da alimentação, mas também desenvolve um plano alimentar para que esse residente possua o melhor que se pode ter em 6 refeições, tanto em alimentos que ele precisa, quanto o que ele gosta. Essa especialização sabe que com o passar dos anos, se perde parte da funcionalidade das papilas gustativas, perdendo com elas a percepção do saber, como estratégia para esse desafio esses nutricionistas usam ervas naturais para acrescentar qualidade e sabor ao alimento.

Socialização do Idoso

Além de uma equipe completa em todas as áreas da saúde do residente, o Cora também pensa muito na socialização desse idoso. Importante em qualquer idade, o desenvolvimento de atividades em grupo é rica e importante na saúde mental, emocional e física, para isso o Cora Residencial Senior separa as atividades em 5 blocos de eventos de socialização, conforme a seguir:

Eventos Especiais: Quem é que não gosta de festas? Nossos residentes também adoram, por isso temos uma programação especial que garante eventos temáticos (baile de carnaval, festa do Dia Mundial do Rock, festa junina, e outros), jantares especiais, festa para os aniversariantes do mês, e muito mais.

Atividades para estímulos cognitivos: Sabemos que o desenvolvimento motor e cognitivo é fundamental no processo de envelhecimento saudável, por isso criamos oficinas com atividades como pintura, artesanato, musicoterapia e outras.

Atividades físicas e coletivas: Atividades em grupo são ótimas formas de socializar e cuidar do fortalecimento do corpo e estimular a sua mobilidade. Fisioterapia coletiva, aulas de dança e expressivas fazem parte do quadro de estímulos físicos. E claro, que essas atividades são regadas de boas conversas e risadas. 

Rodas de conversa: Para manter a mente sã e gerar interação, promovemos sessões de conversa intermediadas por um interlocutor que, toda semana, traz um assunto diferente para ser discutido entre nossos residentes. 

Atividades externas: Diferente de um asilo de idosos, o Residencial Cora não é um hospital, nem uma prisão. Para quebrar essa imagem e mostrar que não temos essa intenção, proporcionamos visita à museus, passeios ao teatro e caminhadas no parque. Estamos sempre organizando atividades externas para que nossos residentes sintam a cidade à sua volta.

Estrutura para o idoso e familiares

Uma casa de repouso de qualidade não pensa somente em cuidados e socialização, é preciso ter estrutura adequada para receber e manter um residente. Como comentamos, nos antigos asilos de idosos, a estrutura era principalmente uma casa adaptada na medida do possível para receber idosos, mas isso definitivamente não é o bastante para proporcionar segurança. Na Cora nossa estrutura conta com: 

Quartos individuais, duplos e triplos: Quartos com banheiros integrados que proporcionam maior privacidade e facilidade ao residente, além disso possuímos suítes individuais para idosos que preferem ter um espaço só para si, e suítes duplas e triplas para idosos que preferem sempre uma companhia. É importante frisar que independente do tipo de suíte escolhido, todos os banheiros são equipados com corrimãos instalados em lugares estratégicos, evitando quedas durante banhos e utilização do cômodo. 

Áreas de refeição confortáveis: O momento de comer é quase sagrado, além de trazer memórias afetivas, a comida é um ótimo condutor de conversas e amizades. Para criar o ambiente perfeito para que o momento da refeição exerça todos esses benefícios, criamos um espaço confortável para nossos residentes.

Espaço de convivência e atividades: Convivência é um princípio que a Cora valoriza muito, para isso foram pensados vários espaços para interação dos idosos com pisos antiderrapantes e poltronas confortáveis. Além disso, temos mais de 100 atividades ao longo de todos os meses. 

Fisioterapia e fonoaudiologia: Todas as unidades são equipadas com salas para fisioterapia e fonoaudiologia, com um profissional especializado nesses cuidados. 

Disponibilidade de lavanderia: Temos muitos residentes independentes e que gostam de executar tarefas como lembrete de sua independência, para isso e comodidade, possuímos o serviço de lavanderia.  

Salão de beleza: Toda nossa programação tem como propósito aumentar e manter a autoestima de nossos residentes, a aparência também entra na saúde do idoso. Por isso contamos com um salão de beleza onde todos os idosos podem desfrutar de um dia de cuidados especiais. 

Unidades Cora Residencial Senior

Entendendo a necessidade das famílias e dos próprios residentes, a Cora está espalhada pela cidade de São Paulo em 5 unidades, confira:

 Cora Higienópolis

Em um dos bairros mais tradicionais da cidade de São paulo, está aninhada em meio à uma área verde e arborizada, essa unidade Cora. 

Cora Paulista

Procurando uma Casa de Repouso na Paulista? Essa é sua unidade Cora! Com localização privilegiada e de fácil acesso, essa unidade permite que você visite seu familiar na hora do almoço de seu trabalho, por exemplo. Além de ter o diferencial de possuir uma piscina à disposição dos residentes.  

 Cora Tatuapé

Mora na zona leste e não quer seu familiar longe de você? Temos a unidade certa, uma Casa de Repouso na Zona Leste com ótima localização. Contando com todas as comodidades já faladas.

Cora Campo Belo

Com uma linda área externa arborizada, essa unidade é sinônimo de acolhimento.  Fora isso, a unidade conta com todos os benefícios descritos no tópico acima. 

Cora Ipiranga

Essa é a unidade da diversão! Sediando o campeonato de boliche no videogame e o de dominó, o Cora Ipiranga oferece amplos espaços de convivência para fazer amizades e aproveitar.

Asilo de Idosos X Residencial para idosos

Como você pode perceber, o mercado de instituições para cuidado do idoso vai muito além de entidades como o antigo asilo de idosos. Mesmo tendo uma boa intenção em sua idealização, não abrangia todas as reais necessidades de seus adeptos. Além de não demonstrar cuidados, não conseguia cultivar atividades e tratamentos com objetivo de melhora da qualidade de vida do idoso, acabando objetificando-o e lidando com ele de forma automática e sem vínculos. 

Em total contramão desta ideia, temos o Cora Residencial Senior, pioneiro no bem-estar e cuidado de idosos. Apresentando uma proposta de residencial com equipe, profissionais, atividades e ambientes prontos para atender as necessidades desse público. 

Entre em contato conosco e tenha uma nova experiência sobre o assunto!