Cora Residencial
alzheimer-casa-de-repouso-para-idosos-sao-paulo

Veja 12 dicas de filmes sobre Alzheimer para assistir

Como o Alzheimer é uma das doenças mais incidentes entre os idosos, uma dica é aproveitar o período de isolamento social para se informar melhor sobre a doença assistindo a filmes que tratam do assunto. Por isso, nós da Cora Residencial Sênior separamos dicas de filmes que falam sobre Alzheimer e longevidade para você assistir e se emocionar com lindas histórias.

Mas antes vamos lembrar que o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta as células cerebrais, prejudicando a memória e as atividades cognitivas.

E, então, vamos às dicas? Acompanhe a seguir.

  1. A Família Savage (2007)

O filme A Família Savage, lançado em 2007, conta a história dos irmãos Wendy (interpretado por Laura Linney) e Jon Savage (vivido pelo ator Philip Seymour Hoffman) que voltam a viver juntos depois de saberem que têm de cuidar do pai Lenny (Philip Bosco), com Alzheimer.

Wendy é dramaturga, e Jon é professor. Eles não convivem desde a infância, porém voltam a conversar e a se relacionar devido à doença do pai. O filme mostra o drama de familiares que, com suas diferenças, têm que se unir para apoiar o pai com a enfermidade.

  1. Longe dela (2006)

O casal Grant (interpretado por Gordon Pinsent) e Fiona (vivido por Julie Christie) vive uma união feliz no filme Longe dela. Até que Fiona é diagnosticada com Alzheimer e procura uma clínica geriátrica.

Uma das regras da clínica é não receber a visita de familiares no primeiro mês de internação. Após o período, Grant a visita, mas ela não o reconhece. E, o pior, Fiona se apaixona por outro homem e Grant tem que lidar com o sentimento de ser apenas o seu amigo.

  1. A vida em post-it (2012)

Situações corriqueiras, como achar a chave certa para abrir a porta de casa, são escritas em post-its e espalhadas pela casa. Os lembretes são feitos pela personagem Christine, que é diagnosticada com Alzheimer. Ela mora sozinha e não quer depender de ninguém. Por isso, escreve os bilhetes enquanto está se lembrando das atividades diárias. Portanto, o documentário A vida em post-it, lançado em 2012 pela BBC, retrata tão bem as questões morais envolvendo a doença.

  1. Iris (2001)

O filme Iris, lançado em 2001, é baseado na história real da escritora irlandesa Iris Murdoch, que teve Alzheimer durante o envelhecimento. O roteiro mescla fatos das personagens Iris (interpretada por Kate Winslet na juventude e Judi Dench na maturidade) e o marido John Bayley (Hugh Bonneville/ Jim Broadbent), vividos na juventude e na longevidade. O diagnóstico, portanto, traz novos desafios ao casal.

  1. A moment to remember (2004)

A história de Su-jin é relatada no filme A moment to remember, lançado em 2004 na Coreia do Sul. Ela vive o diagnóstico precoce de Alzheimer, enquanto que seu marido Chul-soo não consegue lidar com os novos desafios da doença. O filme, portanto, emociona ao relatar, ao mesmo tempo a história de amor do casal e a dificuldade de enfrentar a nova realidade.

  1. Amor (2012)

O filme Amor, de 2012, apresenta o drama da protagonista Anne (Emmanuelle Riva) que descobre ter Alzheimer após sofrer um derrame que paralisou um lado do corpo.

Anne, até então, vivia uma vida cheia de amor e sonhos com o marido Georges (Jean-Louis Trintignant). Os dois são musicistas, bem como a filha, que vive em outro país. Com o surgimento da doença, o casal enfrenta uma nova e desafiadora rotina.

  1. Para sempre Alice (2015)

Um dos filmes que abordam a Doença de Alzheimer é Para sempre Alice, lançado em 2015. O roteiro apresenta o drama vivido pela professora da Universidade de Harvard, Alice Howland, que é especialista em linguística.

Alice está feliz e realizada, por tudo que conquistou na sua carreira acadêmica e na vida pessoal e familiar, quando descobre precocemente que é portadora de Alzheimer e tem que refazer todo o seu modo de vida.

  1. Viver duas vezes (2019)

O longa Viver duas vezes, exibido na Netflix, traz a história do ex- professor de matemática, Emílio (vivido por Oscar Martínez), que descobre estar com Doença de Alzheimer e quer reencontrar um antigo amor antes que perca a memória. O filme aborda, com muita sensibilidade, o envolvimento e os dramas enfrentados por Emílio evpelos familiares diante da doença.

  1. Diário de uma paixão (2004)

O filme Diário de uma paixão relata a história de amor do casal Allie (Rachel McAdams) e Noah (Ryan Gosling), separados pelo preconceito dos pais de Allie, que não aceitavam Noah pelo fato dele ser pobre. Mas, além do amor proibido, uma das temáticas mais importantes do filme é o Alzheimer. O enredo começa com um residente de um asilo (vivido por James Garner) lendo o diário para outra interna (interpretada por Gena Rowlands), que tem Alzheimer.

  1. Meu Pai (2020)

O drama Meu Pai conta a história de Anthony (Anthony Hopkins), um homem morando com sua filha Anne (Olivia Colman) e rejeitando os cuidados dela ao longo do seu envelhecimento, logo começa a duvidar do que está acontecendo em sua realidade, dos parentes e da sua própria mente, realidade de quem vive com Alzheimer. O filme foi indicado a 6 categorias do Oscar 2021 e venceu Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

  1. Moon Manor (2021)

Jimmy (James Carrozo Debra Wilson) está no seu último dia de vida em Moon Manor. Jimmy está em um estado avançado de Alzheimer então ele decide partir como viveu, com muito humor e entusiasmo mostrando que talvez a arte de viver seja a arte de morrer. O filme explora o que significa ter “uma boa morte” e é inspirado na história de vida do ator James Carrozo.

  1. Convaleciente (2021)

O dia é 13 de Janeiro de 2019 no filme Convaleciente, Catalina (Marisol Otero) mora com seu filho Emanuel (Sebastián Sinnott) e sua mãe Nilda (Graciela Muñoz), que foi diagnosticada com Alzheimer há dois anos. Neste mesmo dia é o aniversário de 70 anos de Nilda e alguns parentes vão visitá-los. Catalina terá de lidar com seus sentimentos, seus parentes, sua mãe e o calor do dia.

Relembre os principais sintomas e estágios do Alzheimer

Como muitos filmes mostram, a Doença de Alzheimer age apagando alguns registros da memória do paciente. Sendo assim, aos poucos, o portador se esquece das palavras, dos reflexos mais importantes e das pessoas.

A doença, portanto, tem evolução gradativa, e se apresenta sob 4 estágios principais:

  • inicial;
  • intermediária;
  • agravada;
  • terminal.

Nesse sentido, a fase inicial tem sintomas brandos, mas que acendem o sinal de alerta, como pequenos esquecimentos e mudanças de humor.

Já na fase intermediária, o idoso se torna mais dependente nas suas atividades corriqueiras que até então realizava sozinho.

Ao passo que na fase agravada, o portador do Mal de Alzheimer fica mais debilitado, permanecendo acamado. Na fase terminal, por sua vez, o paciente exige mais cuidados, tendo problemas para se alimentar e adquirindo outras comorbidades.

Atualmente, estima-se que haja 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer em todo o mundo, sendo aproximadamente 1,2 milhão no Brasil, conforme a estimativa da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Gostou das nossas dicas de filmes? Quer conhecer mais sobre nós? Saiba que a Cora não é uma Casa de Repouso e sim um Residencial para Idosos onde temos sessões de cinema com filmes de vários gêneros para os nossos residentes.

Se você deseja conhecer melhor a Cora, aproveite para seguir nossa página no Facebook e ficar por dentro das nossas notícias.

4.7/5 - (4543 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail