Exercícios de estímulo cognitivo para idosos com Alzheimer

Exercícios de estímulo cognitivo para idosos com Alzheimer

O idoso diagnosticado com Alzheimer costuma ter diversos sintomas, que surgem ao longo dos anos com o avanço da doença. É comum que haja perda de memória, desorientação (de tempo e espaço) e alterações comportamentais, que ocorrem porque a condição afeta áreas importantes do cérebro, prejudicando a comunicação e o raciocínio, por exemplo.

Por conta disso, é fundamental que familiares, cuidadores e pessoas próximas ao idoso tenham conhecimento de ações que podem estimular as regiões cerebrais e controlar a progressão desse quadro.

Conheça algumas atividades de estímulo cognitivo para idosos

Exercícios cognitivos são essenciais para a população em geral, porque trazem inúmeros benefícios para a saúde mental. Essas atividades, no entanto, se tornam ainda mais importantes quando falamos de idosos, principalmente dos que foram diagnosticados com doenças neurodegenerativas. 

Isso acontece porque essas práticas estimulam diversas funções cerebrais, controlando o avanço de quadros como Alzheimer e Parkinson, por exemplo. 

Confira abaixo algumas opções de atividades, que são fundamentais para a saúde mental de idosos com DA (Doença de Alzheimer):

  • Leitura: promova momentos de leitura com o idoso. Escolha livros, jornais, quadrinhos e revistas, com temas que sejam do interesse de ambos. Aproveite para interagir e pergunte sobre o que foi lido;
  • Pintura: a arte é essencial para idosos com essa condição. Além de estimular a criatividade e o contato com as cores, o ato de pintar pode favorecer a memória afetiva e promover sentimentos de afeto;
  • Dança: essa atividade promove a interação social e a comunicação. Além disso, faz com que o idoso se mantenha em movimento, fortalecendo articulações e favorecendo a elasticidade corporal;
  • Baralho: jogos com cartas são excelentes para desenvolver a atenção, concentração e o raciocínio;
  • Música: ouvir uma música pode estimular a memória afetiva e diminuir a irritabilidade, que é muito comum em pessoas com Alzheimer. 

Cotidiano 

Além de atividades práticas, existem algumas dicas essenciais para famílias que lidam com idosos com essa condição. São elas:

  • Calendário: esse objeto deve estar em um local visível, pois ajuda na noção de tempo do idoso diagnosticado com Alzheimer. É importante que, preferencialmente, o calendário seja feito com letras garrafais e espaços em branco para eventuais anotações. Utilize o objeto para interagir com o idoso e apontar a data atual;
  • Fotografias: tenha imagens de pessoas queridas espalhadas pela casa. Dessa forma, você amplifica a noção de pertencimento e estimula a memória recente do idoso. Aproveite para montar um álbum com fotos que sejam significativas para a história da pessoa;
  • Rotina: contar com o apoio de um cronograma de atividades, mesmo que domésticas, ajuda o idoso a se manter ativo e com uma rotina organizada. Além disso, o hábito pode ajudar o cuidador no cotidiano.

Cora Residencial Senior

A Cora é um residencial para idosos que promove exercícios de estímulo cognitivo diariamente, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida de seus moradores, sejam eles diagnosticados com Alzheimer ou não.

Contamos com uma equipe de educadores especializados, que desenvolve atividades como rodas de conversa, jogos, danças expressivas, artesanato e muito mais. 

Nossos residentes recebem diariamente o apoio de uma equipe multidisciplinar de cuidados, formada por geriatras, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, entre outros. Juntos, esses profissionais identificam qualquer alteração no quadro clínico e promovem a melhor linha de cuidados. 

Para saber mais sobre o que podemos oferecer ao seu familiar idoso, entre em contato conosco!

4.8/5 - (5 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail