Cora Residencial
Você sabe o que é ageísmo

Você sabe o que é ageísmo?

O ageísmo é o preconceito contra idosos por conta de sua idade. De maneira geral, é uma forma sistêmica de opressão, que afeta negativamente a saúde mental e pode provocar baixa autoestima e quadros de depressão, por exemplo.

A discriminação por conta da idade nem sempre é abordada, como acontece com outras formas de preconceito. Uma grande parcela da população sequer sabe da existência do tema.

É importante ressaltar que, apesar de estarmos falando de preconceito contra idosos, não é incomum que esse tipo de situação aconteça com pessoas mais jovens, com idades em torno de 50 anos.

Abaixo, veremos alguns tipos de ageísmo, seus impactos e as formas que podem ser eficazes para diminuir esse tipo de discriminação. 

Confira!

Tipos de ageísmo 

Há muitas maneiras de categorizar o preconceito de idade. Podemos citar, por exemplo, as seguintes formas de discriminação:

  • Institucional: ocorre por meio de ações e políticas de uma determinada instituição; 
  • Interpessoal: acontece em interações sociais entre pessoas de diferentes faixas etárias;
  • Internalizada: é quando uma pessoa aplica em si mesma crenças discriminatórias.

O ageísmo pode ocorrer em situações variadas, reproduzindo conceitos equivocados sobre idosos, de forma implícita (involuntária) ou explícita (quando há conhecimento por parte de quem o pratica). 

Como combater o ageísmo?

Existem diversas maneiras de combater este tipo de preconceito, como por exemplo:

  • Aumentar as ações para dissipar mitos e estereótipos sobre idosos;
  • Realizar intervenções intergeracionais, que criem cooperação e empatia entre as variadas faixas etárias;
  • Ampliar a conscientização sobre o impacto deste tipo de preconceito no cotidiano dos idosos;
  • Atuar em prol de mudanças nas leis e na política, que reduzam a desigualdade. É importante ressaltar que o Estatuto do Idoso condena todas as formas de discriminação.

Cora Residencial Senior

A Cora é um residencial para idosos que tem o respeito como um de seus principais pilares. Em nossas unidades, promovemos uma interação saudável entre as diversas gerações, valorizando a troca de experiências.

Para entender os diversos aspectos do envelhecimento e dar voz aos nossos residentes, realizamos semanalmente Rodas de Conversa, que trazem à tona temas de interesse dos idosos. 

Para saber mais sobre tudo o que podemos proporcionar ao seu familiar idoso, entre em contato agora mesmo com nossas assessoras!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Receba nossos conteúdos por e-mail