A expressão criativa nos residenciais para idosos é muito mais do que um passatempo. É um jeito de trazer mais vida, alegria e bem-estar para o dia a dia. Pintura, música, artesanato, fotografia… As possibilidades são muitas e os benefícios, incríveis!
A arte e a saúde estão profundamente atreladas. Por isso, pesquisadores de todas as partes do mundo têm se dedicado a entender melhor todos os benefícios dessa relação.
Para a população mais longeva, o envolvimento com a arte é ainda mais importante. Afinal, por meio dele é possível aliviar o estresse, melhorar a concentração, promover momentos de lazer e interagir com pessoas de diferentes faixas etárias.
A ciência diz sim à arte na Terceira Idade
Um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no ano de 2019, resultou no relatório “What is the evidence on the role of the arts in improving health and well-being?”, que revela que as ações artísticas são de suma importância para prevenção e promoção da saúde para idosos saudáveis, além de facilitar o manejo e tratamento no caso de doenças.
Além disso, foram encontradas evidências de que a prática de artes encoraja condutas saudáveis e promove maior conscientização sobre prevenção de doenças.
Um estudo nos Estados Unidos, por exemplo, desenvolvido ao longo de seis meses mostrou que participar de um coral aumenta o interesse pela vida.
Já outra iniciativa demonstrou que, o uso do teatro para idosos em estágio inicial de demência, ajudou os mesmos a se sentirem mais felizes, menos estressados e maior sentimento de pertencimento e normalidade.
Inclusive, isso foi reforçado por um relatório recente do Arts Council of Wales, que indica que atividades artísticas devem ser recomendadas pelas organizações de saúde do país como um remédio, para combater, principalmente, problemas mentais, como a demência.
Por que a criatividade é tão importante no residencial para idosos?
- Mais amigos e alegria: atividades em grupo aproximam as pessoas, combatem a solidão e criam um clima de amizade.
- Conexão social fortalecida: atividades artísticas em grupo fomentam a interação, combatendo o isolamento e nutrindo um sentimento de comunidade.
- Estímulo cognitivo: a criatividade desafia o cérebro, retardando o declínio cognitivo e aguçando a mente.
- Benefícios físicos: dança e outras atividades artísticas promovem a mobilidade, coordenação e equilíbrio, além de auxiliarem no gerenciamento da dor crônica.
- Bem-estar emocional: a arte permite a expressão de emoções, a revisitação de memórias e a redução do estresse, elevando a autoestima e a saúde mental.
- Lidando com o luto: a expressão criativa oferece um refúgio para processar perdas, homenagear entes queridos e encontrar consolo na arte.
- Flexibilidade de pensamento: desafios criativos cultivam a adaptabilidade e a resiliência, essenciais para enfrentar as mudanças da terceira idade.
Residencial Cora Senior: um lar cheio de vida e criatividade
No Residencial Cora Senior, estamos do lado da ciência! Por isso, é claro que a criatividade faz parte do nosso dia a dia.
Aqui contamos com um time multidisciplinar, preparado para cuidar do bem-estar dos nossos residentes e um espaço aconchegante para que eles possam explorar todo o seu potencial criativo. E claro, um cronograma feito especialmente para atender todas as necessidades terapêuticas dos nossos residentes.
Venha nos visitar e descubra um lar onde a vida é celebrada em todas as suas cores!
__________________________________________________________________