O cansaço costuma atingir pessoas de todas as idades. Afinal, todos os dias somos expostos a uma grande quantidade de estímulos e informações. Estamos cada vez mais ansiosos para cumprir as demandas e os desafios que os tempos atuais requerem.
Especialistas apontam que um cansaço persistente pode indicar algum tipo de desequilíbrio no organismo ou ser o sintoma de algum quadro clínico, que precisa ser investigado e tratado adequadamente.
Quando passamos dos 60 anos, podemos achar que o cansaço frequente é algo normal, ligado à idade. Afinal, há uma percepção de que o envelhecimento traz uma redução natural do ânimo e da disposição.
De fato existem limitações decorrentes do avanço da idade e o desgaste físico é uma delas. No entanto, uma fadiga persistente e um excesso de sonolência ao longo do dia pode indicar que algo não vai bem.
Alguns idosos, por exemplo, sentem muito sono durante o dia e acabam passando longos períodos dormindo. Esse desequilíbrio é chamado de hipersonia e pode ser um indicativo para diversos problemas de saúde, que precisam de tratamento.
Confira abaixo algumas doenças que se manifestam por meio de cansaço excessivo.
Anemia
É preciso ter muita atenção à alimentação dos idosos. Uma alimentação insuficiente em quantidade e de baixa qualidade pode ocasionar a falta de nutrientes importantes como ferro e vitamina B12, ocasionando em anemia e, consequentemente, quadros de fadiga, apatia e palidez, além de falta de disposição para atividades. Diante de qualquer suspeita da doença, é muito importante procurar um médico e realizar exames que confirmem o problema, para que o melhor tratamento seja indicado.
Depressão
Além de problemas físicos, o cansaço em excesso pode indicar a presença de sérios desequilíbrios emocionais. A depressão é uma das doenças emocionais que também afeta a fisiologia, causando indisposição, sonolência, desânimo e apatia.
Vale ressaltar que a depressão atinge cerca de 13% da população entre 60 e 64 anos de idade, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Essa é uma possibilidade que não pode ser descartada diante de quadros de muita fadiga.
Hipertensão
O cansaço e a sensação de fraqueza podem indicar aumento de pressão arterial. A hipertensão pode ocasionar sintomas como zumbido no ouvido, tontura e fraqueza e é um problema recorrente em idosos. Embora não tenha cura, é possível controlá-la por meio de alimentação saudável, atividades físicas e uso de medicamentos (conforme prescrição médica).
Diabetes
O diabetes tipo 2 é causado por baixa produção de insulina pelo pâncreas. Essa doença atinge principalmente os idosos e se manifesta por meio de diversos sintomas, como cansaço, por exemplo. Seu surgimento está ligado a diversos fatores como hereditariedade, obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. O acompanhamento médico constante ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando complicações e agravamento da doença.
Um lugar de acolhimento e atenção especializada
Para alcançarmos bem-estar e qualidade de vida após os 60 anos, são necessários cuidados especiais e atenção direcionada.
Pensando em oferecer mais do que um lugar para morar, a Cora Residencial Senior dispõe de cuidados multidisciplinares e assistência 24h, para que o idoso seja atendido em todas as suas necessidades com atenção integral. Na Cora, o idoso participa diariamente de atividades de estímulo físico e cognitivo. Além disso, desfruta de espaços para socialização.
Entre em contato conosco e conheça tudo o que a Cora pode oferecer para quem você ama.