Saiba os melhores esportes para se praticar

Saiba os melhores esportes para se praticar

A prática de esportes não é só para jovens e adultos. Praticar  exercícios físicos é indicado em todas as idades e é uma excelente forma de levar uma vida mais saudável.

Muitos pensam que a idade é um limitador para incluir algum esporte na rotina, mas não são poucos os exemplos de atletas que começaram suas carreiras já maduros. 

Além do que, não é preciso ser um atleta para aproveitar os esportes como um momento de lazer.

Confira algumas atividades físicas que são boas para idosos e seus benefícios. 

Natação e hidroginástica

Os exercícios na água são populares entre idosos por reduzirem o impacto nas articulações, tornando a natação e a hidroginástica uma atividade perfeita. Além disso, podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e a força muscular.

Tai chi

O tai chi envolve movimentos suaves e fluidos e é uma atividade de impacto muito baixo. Pode ajudar com a capacidade aeróbia, força muscular, pressão arterial e flexibilidade. Além disso, ajuda a melhorar o equilíbrio, o que reduz o risco de queda dos idosos.

Ioga

Ioga é outra atividade de baixo impacto. Ao fazer ioga regularmente, pode-se melhorar o equilíbrio e a força. Também ajuda a reduzir o estresse e a depressão, devido às suas propriedades relaxantes.

Danças

Dançar pode trazer vários benefícios à saúde dos idosos. A atividade melhora os níveis de energia, reduz o risco de doenças cardíacas, melhora a memória, o humor e o equilíbrio. Idosos com capacidades limitadas também tem espaço para experimentar a dança! Cada um seguindo no seu ritmo para que todos aproveitem o máximo desse exercício divertido.

Tênis ou Badminton

Tanto o tênis quanto o badminton ajudam a melhorar a coordenação olho-mão, junto com o equilíbrio. Além de ser uma atividade de equipe.

Corrida ou caminhada

Esse é o esporte mais fácil para começar! Além disso, traz grandes benefícios. Fazendo caminhadas ou corridas por, pelo menos, de três a cinco vezes por semana, por 30 minutos ao dia já é possível notar melhoras na circulação e na atividade do coração, além da atividade diminuir os riscos de problemas cardíacos e reduzir gorduras localizadas.

Com a caminhada, o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de baixa intensidade.

Croquet

Croquet requer atividades leves, o que é uma boa opção para idosos que precisam de uma atividade mais lenta. Ajuda a melhorar o foco mental e também incentiva a socialização.

Golfe

O golfe faz com que suas articulações se movam ao balançar o taco em uma ampla gama de movimentos. Também ajuda a melhorar o foco e as habilidades de estratégia mental.

Boliche

O boliche promove equilíbrio e coordenação, e é um bom treino para idosos devido ao peso da bola de boliche. É também um grande esporte social que promove uma saúde mental positiva e uma competição amigável.

Lembramos que antes de começar qualquer atividade, o recomendado é que haja uma avaliação médica para indicar o melhor esporte.

Um residencial para idosos pode oferecer inúmeras atividades e esportes.

Aqui na Cora sempre pensamos em uma rotina saudável para nossos residentes. Em nosso residencial para idosos , contamos com uma equipe específica que cria um cronograma para socialização dos residentes, combinando exercícios para desenvolvimento físico e cognitivo. São mais de 100 atividades por mês para ninguém ficar parado!

Fale conosco e saiba tudo que a Cora Residencial Senior pode acrescentar em saúde e cuidado!

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email