Qual o papel do nutricionista na saúde do idoso?

Qual o papel do nutricionista na saúde do idoso?

A profissão de nutricionista existe no Brasil desde outubro de 1939, quando foi oficializada pelo médico e político Ademar Pereira de Barros. }

Seu reconhecimento como curso superior e ocupação, no entanto, só foi acontecer anos mais tarde, em 1962, por um dos órgãos do Ministério da Educação. 

Desde então, a profissão tem ganhado, gradativamente, notoriedade na sociedade. Afinal, está cada vez mais claro que manter a boa forma e a saúde em dia são essenciais para a longevidade. 

Independente da idade em que a pessoa se encontra, é sempre necessário contar com o apoio de um nutricionista, que ajuda na organização da dieta e na promoção da educação alimentar. 

No caso dos idosos, inclusive, o profissional de nutrição tem uma importância ainda maior. 

Saiba mais!

Entenda porque o nutricionista é indispensável para o idoso 

Após os 60 anos, o corpo passa por uma série de mudanças. O metabolismo desacelera, a resistência física diminui e a qualidade da visão e da audição é reduzida.

Outro fator que merece atenção nessa faixa etária é a alimentação. No caso dos idosos, ela pode colaborar na prevenção de doenças das mais variadas origens, além de promover o bem-estar e a qualidade de vida. 

Por isso, é importante contar com o apoio de profissionais de nutrição, que podem identificar algumas desarmonizações alimentares, responsáveis por ocasionar:

  • Deficiência de nutrientes específicos, como ômega-3 e fibras;
  • Aumento de peso; 
  • Perda de massa muscular;
  • Intolerância ao glúten, que é resultado da combinação de duas proteínas, a gliadina e a glutenina;
  • Surgimento de quadros de pressão alta e diabetes. 

Para que o tratamento com o nutricionista tenha êxito, existem alguns fatores relacionados à rotina vivida pelo idoso que devem ser avaliados, como por exemplo: 

  • Sedentarismo;
  • Uso frequente de medicamentos;
  • Fatores sociais, culturais, familiares e pessoais que possam interferir na boa alimentação.

Pontos que merecem atenção 

A alimentação do idoso precisa ser bem elaborada e contar com todos os nutrientes recomendados para pessoas nessa faixa etária. 

Por isso, é importante observar se a alimentação é rica em fibras e proteínas, além de verificar se o idoso, de fato, está se hidratando ao longo do dia.

Cora Residencial Senior

A Cora é um residencial para idosos que busca oferecer o melhor aos seus moradores, garantindo bem-estar e qualidade de vida.

Contamos com uma equipe qualificada de nutricionistas que elabora um cardápio personalizado, que atende as necessidades e preferências de cada residente. Em nossas unidades, acontecem diariamente seis refeições, sempre ricas em fibras e proteínas. Também promovemos ações especiais de hidratação, com águas saborizadas, sucos naturais e muito mais!

Fale conosco e proporcione o melhor para o seu familiar idoso!

5/5 - (4 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail