Os aparelhos auditivos estão sempre em evolução e seguem sendo cada vez mais utilizados em todo o planeta.
O uso, em sua maioria, é feito por idosos. Isto porque, com a idade, pode ocorrer a perda gradativa da audição, por diversos fatores.
A surdez (ou presbiacusia) é um problema que acontece quando as células auditivas possuem algum tipo de desgaste fisiológico. De forma geral, o seu agravamento acontece justamente a partir dos 60 anos de idade.
No entanto, a condição não é exclusiva deste grupo e pode afetar pessoas de qualquer faixa etária. Por isso, o diagnóstico precoce pode fazer a diferença no tratamento.
Em alguns casos, pode ser necessário o uso de aparelho auditivo, para garantir bem-estar e qualidade de vida.
Abaixo, preparamos uma lista com todos os tipos de aparelhos auditivos disponíveis no mercado e suas características específicas. Confira:
Tipos de aparelhos auditivos
Atualmente, praticamente todas as necessidades auditivas dos idosos podem ser supridas, por conta da variedade de aparelhos disponíveis no mercado, como:
- Retroauricular (BTE): sendo o mais versátil no que se refere a recursos e frequências, o aparelho auditivo Retroauricular é o mais utilizado. Posicionado atrás da orelha, ele transmite um som que chega próximo ao tímpano. Pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de perda de audição.
- Intra-auricular (ITE): conta com um botão de controle manual, além de ter um design que preenche toda a concha da orelha. Também pode ser utilizado em todos os tipos de surdez.
- Zumbido: sendo uma das tecnologias mais avançadas em aparelhos auditivos até o momento, ele diminui o zumbido causado pela surdez através de terapias. E, além disso, possui recursos de redução de ruídos, conversas com foco automático e aumento da voz de quem fala.
- Intracanal (ITC): possui um recurso de aumento e diminuição do volume e fica posicionado dentro do canal auditivo. Por isso, é parcialmente visível.
- Receptor-no-canal (RIC): a principal vantagem deste aparelho auditivo é o tamanho. Por ser pequeno, o ouvido não fica completamente coberto, ou seja, o som é escutado de forma mais natural;
- Microcanal (CIC): indicado apenas para as perdas mais leves, ele é quase “invisível”. Infelizmente, há restrições para pessoas com o sistema auditivo mais estreito.
- Aparelhos CROS: quando o aparelho possui este tipo de tecnologia, é possível que o deficiente auditivo unilateral (surdo de um só ouvido) consiga utilizá-lo, coisa que há pouco tempo atrás não era possível.
Conheça a Cora Residencial Senior!
A Cora Residencial Senior é o lugar ideal para o seu familiar idoso, independente das necessidades que ele possa ter.
Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por médicos geriatras, cuidadores, enfermeiros, nutricionistas e fonoaudiólogos. Esses profissionais promovem um cuidado humanizado, sempre pensando na saúde, bem-estar e qualidade de vida do residente.
Por isso, conte com o Residencial para Idosos Cora Senior! Para saber mais sobre nossas vantagens, entre em contato e agende uma visita virtual!