Qual a importância dos exames de rotina?

Qual a importância dos exames de rotina?

Cuidar da saúde é importante em qualquer fase da vida.

Sabemos que a prática de exercícios físicos, uma dieta equilibrada e bons hábitos podem contribuir para o nosso bem-estar como um todo. Ainda assim, é necessário consultar um médico regularmente e realizar exames de rotina, ideais para a prevenção e o tratamento de doenças.

Certas condições, como pressão alta e diabetes, por exemplo, são silenciosas e só podem ser diagnosticadas por um profissional de saúde.

Principais tipos de exames de rotina para idosos

Os exames de rotina são fundamentais ao longo da vida e ganham ainda mais importância após os 60 anos. Confira abaixo quais devem ser realizados regularmente, seguindo as recomendações dos profissionais de saúde.

Hemograma Completo

O popular “exame de sangue” se trata de uma bateria de procedimentos complexos. Sua principal função é a de avaliar três células do sangue: leucócitos, hemácias e plaquetas. Por meio deste exame, o médico analisa as informações, podendo constatar quadros de:

  • Anemia;
  • Imunidade baixa;
  • Dificuldade de cicatrização;
  • Infecção;
  • Leucemia;
  • Situação nutricional desregulada.

Índice glicêmico

O objetivo deste exame é medir a taxa de açúcar no sangue. Pessoas com obesidade e/ou diabéticas, precisam realizar o exame com uma frequência mais elevada.

Urina e fezes

Pode diagnosticar doenças e verificar infecções ou problemas de qualquer tipo nos órgãos do sistema digestivo.

Eletrocardiograma

Um exame que tem por finalidade medir a frequência cardíaca, tanto em repouso como em atividade física, podendo detectar insuficiências, arritmias e outros quadros clínicos. 

Exames oftalmológicos

Fundamentais para avaliar a visão do idoso. Eles detectam complicações oculares como catarata, glaucoma, retinopatias, entre outras. Por meio desses exames, é possível prevenir o surgimento de alguns diagnósticos. Além disso, quando uma doença é encontrada em sua fase inicial, existem grandes chances de diminuir a necessidade de cirurgias.

Densitometria Óssea

Sendo um dos principais exames voltados aos idosos, este tipo de densitometria é capaz de medir a massa óssea, avaliando o grau de osteoporose e osteopenia. Dessa forma, é possível calcular as chances de o paciente fraturar os ossos em quedas, por exemplo.

Garanta qualidade de vida e bem-estar ao seu familiar idoso!

Na Cora, a qualidade de vida e o bem-estar do seu familiar idoso são prioridades! 

Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, que acompanha a evolução do quadro clínico do idoso e proporciona a melhor linha de cuidados. 

Nossas unidades possuem uma infraestrutura completa e segura, com barras de apoio, corrimãos, rampas de acesso e muito mais.

Entre em contato com nossas assessoras e saiba todos os benefícios que podemos oferecer ao seu familiar idoso.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail