Quais alimentos podem auxiliar no controle do colesterol em idosos?

Quais alimentos podem auxiliar no controle do colesterol em idosos?

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) presente em nosso organismo. Esse composto é responsável por manter as células do corpo em funcionamento e ajuda na formação de hormônios como cortisol e testosterona, por exemplo. 

Pode ser classificado como HDL (bom) ou LDL (ruim) e, em algumas situações, colabora para o surgimento de problemas cardiovasculares.

O colesterol HDL, por exemplo, não permite o acúmulo de gordura no sangue. Já o LDL, é responsável por ocasionar o entupimento de artérias a partir do acúmulo dos lipídios.

Por essa razão, é preciso estar atento aos níveis desse composto no sangue, consultando um médico e realizando exames laboratoriais regularmente.

Conheça alguns alimentos que auxiliam no controle do colesterol

Existem diversos alimentos que possuem composições nutricionais capazes de auxiliar o organismo no combate ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. 

Conheça abaixo alguns deles:

  • Soja: ela é rica em isoflavona, um composto vegetal responsável por inibir o acúmulo de gorduras nas artérias;
  • Aveia: em sua estrutura é encontrada a betaglucana, uma fibra solúvel responsável por fazer com que o colesterol ruim seja expelido, impedindo a formação de blocos de gordura nos vasos sanguíneos e nas artérias;
  • Uva vermelha: a fruta é rica em quercetina, um antioxidante capaz de elevar o HDL;
  • Maçã: as fibras e os antioxidantes presentes em sua casca auxiliam na redução da oxidação do colesterol ruim;
  • Azeite extra-virgem: sua gordura monoinsaturada coopera tanto com a elevação do HDL quanto na redução do LDL;
  • Abacate: além de contar com gorduras monoinsaturadas, a fruta é rica em fitoesteróis, que impedem a absorção do colesterol ruim;
  • Peixes: salmão, atum e sardinha são espécies que possuem ampla quantidade de ômega 3, que auxilia o organismo no ganho de colesterol bom;
  • Leite: a bebida é rica em cálcio, um composto nutricional que coopera com a elevação do colesterol bom no organismo dos idosos. 

A alimentação é um importante pilar no controle do colesterol em idosos, mas além dela, o nível desse composto químico também pode ser contido por meio da prática de exercícios físicos, que auxiliam na perda de gordura.

Cora Residencial Senior

A Cora é um residencial para idosos que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Por isso, proporciona seis refeições diárias, elaboradas por uma equipe de nutricionistas, que entende e respeita as necessidades e preferências do residente.

Nossos profissionais buscam oferecer um cardápio balanceado, com pratos saudáveis, ideais para o controlar o avanço de diagnósticos como colesterol, diabetes e hipertensão.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail