Processo de Adaptação em um Residencial para Idosos

Sabemos que, por muitos motivos, os familiares e idosos podem optar por uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI). Essa necessidade pode se dar por questões familiares, como falta de tempo ou não ter prática para oferecer os cuidados específicos que o idoso precisa, mas muitas vezes podem ser por preferência do idoso.

Portanto, tomar uma decisão como essa envolve uma série de fatores emocionais, que muitas vezes estão associados à questões de abandono do familiar em um local longe da sua zona de conforto.

Então, podemos dizer que a tomada de decisão por um instituição de longa permanência para idosos surge com uma série de dificuldades e receios, que levam um tempo para serem esclarecidos.

Tais esses medos e receios são normais, principalmente pelo fato de que não há garantia sobre o comportamento do idoso no processo de adaptação, mas que, com bastante pesquisa, esse receio pode ser eliminado.

A prova disso é que, de acordo com teses defendidas por psicólogos, para o idoso é importante o acesso à informações antes mesmo da institucionalização, por isso acreditamos que esse conteúdo é um forte condutor de aprendizagem e pode facilitar seu familiar ainda mais nessa adaptação.

Saiba como é o processo de adaptação em um Residencial para Idosos

Devido ao grande aumento do envelhecimento da população e todas as suas questões, elas acabam por levar a maior procura por Residências para idosos e instituições que oferecem estadia permanente.

Porém, a questão é que a fase de adaptação do idoso em uma instituição pode ser lenta e irá depender do quanto ele se sente à vontade em seu novo lar.

Por isso, as instituições buscam frequentemente contribuir para a adaptação dos seus residentes, proporcionando um local confortável e seguro para que ele possa aproveitar o tempo. E uma das formas consideradas importantes para a adaptação é a manutenção do contato familiar.

Considerando isso, de acordo com o estudo feito pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia em Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia é igualmente importante para a integração do idoso na instituição, para fomentar as relações com a família e amigos, e para que o idoso saiba que se preocupam com ele e desenvolvam fortes relações que evitam o isolamento social e a solidão do idoso.

Além de que, ao ser institucionalizado, existe a vantagem também de contar com ajuda de profissionais de diversas áreas que facilitam a interação na criação de novos laços e conexões com novas pessoas.

Apesar de ser um processo complexo, nada que muito diálogo e afeto não possam ajudar. Portanto, escolher por um Residencial para Idosos que se preocupa profundamente com os residentes e atenda às suas necessidades de forma personalizada e individualizada é fundamental nesse desenvolvimento.

E, para te ajudar nessa busca de melhor adaptação em uma instituição de longa permanência, queremos te apresentar o Residencial para Idosos da Cora, que oferece um ambiente confortável e saudável para todos os residentes, transformando sua estadia incrível.

Cora Residencial Senior: Venha nos visitar!

Não se preocupe! Aqui na Cora o seu familiar idoso poderá contar com uma equipe especializada no processo de adaptação do idoso.

Além disso, queremos levar em nosso nome um residencial que se preocupa com os seus residentes, bem como com seus familiares. Somos mais do que um residencial para idosos, nosso objetivo é garantir que o residente se sinta em casa, podendo aproveitar todos os tempos que virão.

Os momentos na Cora são inesquecíveis e proporcionam boas memórias, não só para os idosos, mas também para todos que os rodeiam.

Então, para saber mais sobre a rotina que a Cora oferece para os residentes, confira abaixo o lindo baile de gala que acontece na Cora, proporcionando bons momentos para todos os moradores!

Cora Residencial Senior, o residencial que se preocupa profundamente com os seus residentes!

Entre em contato conosco!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail