Cora Residencial
Problemas de deglutição: causas, sintomas e cuidados

Problemas de deglutição: causas, sintomas e cuidados

Sabemos que, com o passar dos anos, muitas alterações podem ocorrer em nosso organismo, sendo algumas delas prejudiciais ao bem-estar e a qualidade de vida. Os problemas de deglutição, por exemplo, são comuns em idosos e afetam a capacidade de engolir alimentos.

Essa dificuldade na deglutição do alimento, que vai da boca ao estômago, é conhecida como disfagia. Essa condição afeta diretamente a qualidade de vida do idoso, podendo levar à desnutrição e emagrecimento, o que afeta a saúde de um modo geral.

Nesta etapa da vida, também costumam ocorrer mudanças fisiológicas relacionadas à alimentação. É comum que ocorram diminuição de saliva e paladar, por exemplo.

Em muitos casos, os problemas de deglutição fazem com que o idoso deixe de consumir alguns alimentos. Por conta disso, podem ocorrer a redução da musculatura e da força da língua, além de uma deficiência na coordenação motora responsável pela mastigação, aumentando os riscos de aspiração e engasgos.

Algumas condições e alterações fisiológicas também podem provocar a disfagia, entre elas: Parkinson, Alzheimer e AVC.

Engasgos, tosse, dores ao engolir e excesso de salivação são alguns dos sinais da disfagia, que precisam ser observados com atenção.

É importante ressaltar que após os 60 anos a alimentação se torna ainda mais importante para o nosso organismo. Por isso, é essencial garantir que sejam consumidas vitaminas, proteínas e minerais de forma adequada.

Se o idoso possui problemas de deglutição, é necessário promover maior segurança em suas refeições, ficando atento à consistência do que é consumido e buscando orientação médica.

Alguns alimentos, inclusive, precisam ser consumidos de forma adaptada, para que não ocorram engasgos, aspiração e problemas similares.

Idosos com problemas de deglutição devem contar com o apoio de profissionais de saúde, como geriatras, fonoaudiólogos e nutricionistas, que irão oferecer a melhor linha de cuidados e o tratamento mais adequado.

Escolher um ambiente confortável e manter o idoso em uma posição apropriada para o consumo de alimentos são outras iniciativas que merecem atenção no momento das refeições.

Cora Residencial Senior  

A Cora é um residencial para idosos lançado em 2015, que trouxe ao Brasil um conceito inovador, que proporciona ao idoso um ambiente moderno, com conforto e segurança.

Nossas unidades possuem um conceito diferente de casas de repouso e asilos. Aqui, contamos com quartos individuais, duplos e triplos, restaurante, áreas de convivência, jardim externo, espaço ecumênico e muito mais.

Também contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos geriatras, enfermeiros, cuidadores, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e outros profissionais. Juntos, esses profissionais oferecem a melhor linha de cuidados ao idoso.

Nossas seis refeições diárias são elaboradas com o apoio de nutricionistas, que desenvolvem um cardápio variado e balanceado, respeitando as necessidades e preferências de cada residente.

No dia a dia, também oferecemos atividades físicas e cognitivas, além de eventos temáticos. 

Entre em contato com nossas assessoras e saiba mais!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail