Você já se perguntou como acontecem as práticas de exercícios físicos em um Lar de Idosos? Afinal, sabemos que esse tipo de atividade é fundamental para manter a saúde ao longo de toda a vida.
Dentre os benefícios das práticas de atividades físicas para idosos, podemos citar a prevenção da perda de massa óssea, manutenção da cognição, melhorias na saúde cardiovascular, aumento da força muscular, melhora do equilíbrio e resistência.
Dada a importância desse hábito para a manutenção da saúde do idoso, é fundamental que em um Lar de Idosos a prática de exercícios físicos tenha espaço garantido no cronograma de atividades diárias.
Como forma de orientar e estimular adultos de diversas faixas etárias a manterem o corpo ativo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos de atividade física moderada ou 300 minutos de atividade vigorosa por semana.
No caso específico dos idosos, a recomendação é que o idoso se mantenha ativo o quanto for possível, respeitando sempre suas condições de saúde.
Na vida cotidiana de um residencial para idosos, existem atividades físicas mais comuns e adequadas a serem aplicadas aos residentes. Confira a seguir alguns exemplos.
Práticas de exercícios físicos mais comuns em um Lar de Idosos
- Caminhada: É uma atividade simples e de leve intensidade que contribui para a melhoria da saúde e pode ser realizada, respeitando sempre as condições e capacidades de cada indivíduo.
- Alongamentos: Sempre coordenada por um profissional que possa dar o suporte adequado, a prática de alongamentos pode ajudar a amenizar dores nas articulações e promover mais bem-estar aos idosos.
- Exercícios para fortalecimento muscular e equilíbrio: Com o envelhecimento, é comum que haja diminuição da capacidade motora e perda muscular, causando fraqueza e risco de quedas. Por isso os exercícios de equilíbrio e fortalecimento muscular são fundamentais nessa fase da vida.
A segurança e o respeito ao idoso deve estar em primeiro lugar
Como já foi dito, é preciso levar sempre em conta as limitações normais da idade e as particularidades de cada indivíduo quando se trata de praticar exercícios físicos. Por isso, essas práticas devem ser adaptadas às necessidades dos idosos e orientadas por profissionais capacitados, a fim de evitar acidentes e lesões.
Um Lar de Idosos que tenha uma boa estrutura e equipe de profissionais qualificados poderá oferecer as melhores condições para que o idoso mantenha uma rotina saudável de atividades para o corpo e a mente.
Por isso, é fundamental avaliar este quesito na hora de optar por uma instituição confiável para abrigar o seu familiar idoso.
Cora Residencial Senior
Como um excelente exemplo de Lar de Idosos que prioriza o bem-estar integral dos seus residentes e promove a prática regular de atividades físicas, podemos citar a Cora Residencial Senior.
Pioneira no conceito de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) desde de 2015, a Cora Residencial Senior é uma instituição totalmente dedicada a tornar a longevidade uma fase que vale a pena ser vivida.
Na Cora, os residentes contam com uma equipe multidisciplinar capacitada para prover uma rede de cuidados que atendem às necessidades essenciais de saúde, alimentação e higiene pessoal e também proporcionam bem-estar físico e emocional através de diversas atividades que estimulam o corpo e a mente.
Levando sempre em conta o respeito ao idoso e a sua segurança, todas as atividades físicas realizadas com os residentes nas unidades da Cora são acompanhadas por profissionais qualificados para dar todo o suporte necessário.
Para uma pequena amostra das atividades oferecidas aos idosos, assista a esse vídeo e confira como foi a 1ª Caminhada Cora, evento que reuniu os residentes, familiares e colaboradores em um momento de lazer, saúde e bem-estar.
Na Cora, envelhecer com felicidade, saúde e bem-estar é possível! Entre em contato e conheça toda a estrutura que podemos oferecer ao seu familiar idoso.