Os benefícios da arteterapia para idosos com Alzheimer

Os benefícios da arteterapia para idosos com Alzheimer

A arteterapia trata-se de um procedimento terapêutico que tem como objetivo um maior autoconhecimento de quem pratica e de tudo o que está a sua volta.

Apesar de parecer um exercício que fica somente no campo físico, esse tipo de terapia estimula bastante o cérebro para, aí sim, os pensamentos serem expressados fisicamente através de algum tipo de arte.

O terapeuta que usa essa técnica, faz uma análise e aplica o tipo de arte que achar necessária para o momento. A arteterapia pode ser feita de diversas maneiras: artes plásticas, música, dança, pintura, dramatização, poesia, entre outras.

Para simplificar: Lembre-se de quando era criança, quando nas creches e escolas, os professores pediam para que você fizesse desenhos ou colorisse algumas imagens. Isso tinha a função de, principalmente, estimular a cognição do cérebro dos meninos e meninas, auxiliando nos aprendizados futuros dos pequenos.

Porém, pensando no envelhecimento a arteterapia tem sido utilizada em residenciais para idosos. Não só para estimular a mente, mas no tratamento de dores físicas, doenças e até mesmo traumas. E poucas pessoas têm essa informação, mas ela pode ajudar muito no tratamento do Alzheimer, que é sobre o que vamos falar por aqui.

Confira agora alguns benefícios da arteterapia para idosos com Alzheimer:

Atenção, concentração e memória

Se feita com frequência, a arteterapia pode melhorar significativamente a atenção e concentração do paciente. Além de permitir uma evolução no hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória, área mais afetada pelo Alzheimer.

Verbalização de sentimentos

Muitos idosos nessa condição têm dificuldades na comunicação e em expressar o que estão sentindo. Com a arteterapia, é possível ajudá-los através da arte, diminuindo até mesmo os níveis de estresse e ansiedade causados por essas emoções.

Depressão e isolamento reduzidos

Uma condição frequente dos idosos que possuem Alzheimer, é a depressão. Tal condição faz com que eles, muitas vezes, queiram se isolar. A arteterapia utilizada como atividade recreativa e, principalmente, com a participação de outros idosos, diminui o sentimento de solidão e o isolamento através da socialização.

Um residencial para idosos que possui diversos tipos de atividades com estímulo cognitivo

A Cora é um residencial para idosos com conceito inovador de cuidados. Desde 2015, atuamos em prol da qualidade de vida e bem-estar dos residentes, proporcionando uma rotina atividades mensais com estímulo cognitivo. Entre elas, promovemos oficinas com arteterapia, estímulos físicos, entre outras.

Esse tipo de cuidado auxilia não só idosos com Alzheimer, mas também no processo de envelhecimento saudável como um todo.

Para saber mais sobre esses e outros benefícios, entre em contato conosco!

4.7/5 - (64 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail