Origami: uma arte milenar e terapêutica

Origami: uma arte milenar e terapêutica

Acredita-se que a arte do Origami surgiu entre os séculos V e VI, quando o papel foi criado e chegou ao Japão; e atualmente, está presente em todo o planeta. No Brasil, mais especificamente, o orgami chegou de duas formas: pelos argentinos, tendo uma grande influência dos espanhóis e através da imigração dos japoneses, que iniciaram sua vinda em massa para o Brasil em 1908.

Takao Kamikawa foi o nipônico que difundiu de maneira intensa a arte no nosso país, mesmo sem ter essa intenção. O homem trabalhava em uma fazenda de café e juntava sua família em um local para que confeccionassem dobraduras de papel que poderiam ser utilizadas em festas, como casamentos ou aniversários.

O auge do Origami no Brasil ocorreu em 2002, quando a Seleção Brasileira de Futebol foi disputar a Copa do Mundo, realizada em dois países: Japão e Coréia do Sul. Ao mesmo tempo, acontecia por aqui o Mundial de Origami, trazendo diversos artistas com amplo reconhecimento no exterior.

Porém, o que poucos sabem, é que o Origami, apesar de gerar artes incríveis, é uma arte terapêutica, auxiliando na diminuição dos níveis de estresse, principalmente para os idosos. E, além disso, cada arte feita tem um significado especial e diferente.

Portanto, confira agora algumas das principais artes que podem ser produzidas através do Origami e o que elas significam:

Tsuru

O Tsuru é o mais tradicional Origami da cultura japonesa, você com certeza já o viu em algum lugar. A ave é sagrada no país e simboliza saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna. A aparência se assemelha a de um cisne.

Anteriormente, era apenas utilizado para decorações, até começar a aparecer em rituais de oração. Inclusive, reza a lenda nipônica que, se um indivíduo produzir mil tsurus, seu maior desejo será realizado.

Iris

Este tipo de origami tem forma de flor e significa sabedoria. No Japão, geralmente, é utilizado como presente de aniversário e, quando isso ocorre, a simbologia é dar votos, justamente, de sabedoria e também de saúde.

Sapo

Também sendo bastante comum, o Origami de sapo é dado a pessoas que estão com alguma doença ou em tristeza profunda, já que o significado é o de que coisas boas voltem a acontecer.

Até por isso, muitas pessoas o levam consigo para que sirva de amuleto.

Agora, faça o seu!

Na internet e até em livros, é possível encontrar diversos outros tipos de Origami e tutoriais de como fazê-los. No início, com certeza será difícil, mas só o tempo fará com que essa condição melhore e você verá o relaxamento e a tranquilidade que produzir um origami pode oferecer.

Um residencial para idosos com diversas atividades

A Cora Senior é um residencial para idosos que proporciona aos seus residentes uma variedade de exercícios e atividades.

Por aqui, contamos com rodas de conversa, recreação e atividades com estímulo cognitivo, que têm um papel importante no processo de envelhecimento saudável.

E é por esses e milhares de outros motivos que, se precisar de um lugar que cuida de todas as áreas da vida do idoso, fale com a Cora!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.