O que é institucionalizar o idoso?

O que é institucionalizar o idoso?

Em um determinado momento de nossas vidas, o organismo passa por diversas mudanças, que são comuns e fazem parte do processo de envelhecimento. Os ossos se tornam mais frágeis, há perda de massa muscular, o metabolismo desacelera, entre outras alterações.

Quando passamos dos 60 anos, também é muito comum que surjam alguns diagnósticos muito frequentes nesta faixa etária, que demandam atenção redobrada e cuidados especializados.

Saiba mais sobre institucionalização

Sabemos que ao longo dos anos, o processo de envelhecimento traz algumas limitações ao idoso, tornando sua rotina difícil, mesmo na realização de tarefas simples do dia a dia. Em um primeiro momento, os familiares assumem a missão de auxiliá-lo, no entanto, a falta de experiência e o cotidiano agitado podem se tornar um grande empecilho.

Quando isso ocorre, fica claro que é hora de procurar ajuda profissional.

Na maioria das vezes, a principal solução encontrada é a de institucionalizar o idoso, ou seja, encontrar uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) que possa oferecer tudo o que ele precisa. 

É importante ressaltar que ILPI é o termo utilizado para identificar locais como casas de repouso, lares de idosos, casas de idosos, entre outros. Já institucionalizar, é a palavra que usamos para falar sobre a mudança de alguém com mais de 60 anos para estes espaços. 

Quais cuidados a Cora Residencial Senior oferece?

Nem sempre os tipos de instituição citados acima oferecem todos os cuidados necessários na rotina de um idoso.

Por isso, é importante estar atento e escolher um local que proporcione tudo o que ele precisa, como a Cora.

A Cora é pioneira em um novo conceito de ILPI, chamado de residencial para idosos, que aposta em cuidados humanizados, buscando garantir bem-estar e qualidade de vida.

Conheça alguns de nossos benefícios!

Espaços amplos de convivência

Em alguns modelos antigos de ILPI, os espaços costumam ser pequenos e nem sempre são adaptados para receber idosos.

Pensando nisso, todas as unidades da Cora dispõem de áreas amplas e arborizadas, promovendo conforto e tranquilidade aos moradores.

Equipe Multidisciplinar

O cuidado é fundamental na rotina dos idosos. Por isso, a Cora conta com uma equipe multidisciplinar preparada para cuidar e identificar qualquer alteração no quadro clínico.

Veja abaixo alguns dos profissionais que atuam em nossas unidades:

  • Nutricionistas;
  • Médicos Geriatras;
  • Enfermeiros;
  • Cuidadores;
  • Farmacêuticos.

Infraestrutura Projetada

A estrutura da Cora foi completamente idealizada para oferecer segurança aos seus moradores, contando com pisos antiderrapantes, barras de segurança, corrimões, banheiros adaptados e muito mais!

Institucionalizar um idoso com Alzheimer

Neste mês, acontece a campanha Especial Mês do Alzheimer, em referência ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21/09). Por isso, mostramos abaixo quais cuidados a Cora Residencial Senior pode oferecer para idosos com essa condição. Confira:

Atividades de estímulo cognitivo

Geralmente, os modelos antigos de ILPI não contam com muitas opções de lazer.

Na Cora Residencial Senior, no entanto, proporcionamos atividades diárias de estímulo cognitivo. Com essa iniciativa, buscamos melhorar significativamente a saúde mental dos residentes e auxiliar na prevenção ou retardamento do avanço de  doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, por exemplo.

Rodas de Conversa

A socialização é um importante pilar em nossas unidades. Por isso, promovemos semanalmente Rodas de Conversa, onde os idosos interagem e dialogam sobre temas diversos.

Cora Residencial Senior

Para saber mais sobre tudo o que a Cora pode oferecer ao seu familiar idoso, entre em contato conosco e agende uma visita virtual em uma de nossas unidades espalhadas pela capital paulista!

São elas: Cora Tatuapé, Cora Higienópolis, Cora Campo Belo, Cora Ipiranga e Cora Jardins.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail