O que é Hipertensão Arterial?

O que é Hipertensão Arterial?

Quando se chega a uma certa idade, o corpo começa a dar sinais de fraqueza ou de cansaço. Esta é a fase em que todas as práticas frequentes adotadas durante a vida mostram resultados.

Algumas práticas levam ao envelhecimento saudável e em boa forma. Outras deixam o idoso em situações não tão confortáveis, atuando no surgimento de doenças como a hipertensão arterial sistêmica (HAS), conhecida popularmente como pressão alta.

Porém, é preciso desmistificar a ideia de que essa doença acomete somente os idosos. É um pensamento equivocado, uma vez que ela pode se fazer presente na vida de crianças, jovens e adultos.

O que é Hipertensão?

Essa condição se baseia no estreitamento das artérias. Quando isso acontece, aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para fazer com que o sangue circule pelo corpo e retorne.

Dessa forma, a pressão alta acaba dilatando o coração e danificando as artérias.

Como saber se estou sofrendo de hipertensão?

Normalmente, os médicos consideram uma pessoa hipertensa quando, em repouso, sua pressão arterial atinge valores iguais ou acima de 14 por 9.

De forma mais prática, é possível saber que a pessoa está hipertensa a partir de alguns sintomas simples:

  • Dor frequente no peito;
  • Falta de ar;
  • Sensação de ouvir zumbidos no ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Visão embaçada.

Vale lembrar que os sintomas anteriormente citados não são via de regra para uma medida preventiva. Afinal, a hipertensão arterial é uma doença sorrateira, dando sintomas, na maioria das vezes, apenas em fases muito avançadas.

É possível tratar a hipertensão arterial?

Existem, sim, alguns métodos que ajudam o idoso a prevenir a hipertensão arterial. São práticas simples que, além de evitar a doença, garantem uma maior qualidade de vida.

Sabendo disso, algumas medidas de prevenção são:

  • Ingestão de refeições equilibradas;
  • Evitar o consumo de enlatados, conservas, carnes embutidas, defumados, frituras, maionese e creme de leite;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o sal em excesso;
  • Praticar atividades aeróbicas 30 minutos por dia e ao menos três vezes por semana;
  • Se o idoso continua tendo pressão levemente alta mesmo fazendo exercícios, é necessário introduzir o uso de medicamentos para auxiliar no relaxamento dos vasos sanguíneos;
  • Não fumar, além de cooperar para um hábito de vida saudável, evita o surgimento de doenças cardiovasculares;
  • Fazer atividades que gerem prazer e relaxamento são importantes para manter a mente tranquila e os vasos não tencionados. Além disso, práticas prazerosas também evitam o estresse.

Os cuidados são simples, fazendo com que o idoso possa realizá-los sem grandes dificuldades.

Como foi levantado anteriormente, o importante é que o idoso crie hábitos de vida saudáveis, mas também prazerosos. Assim, o corpo e a mente estarão sendo igualmente beneficiados.

Conte com a Cora Residencial Senior!

A Cora é um Residencial para Idosos que proporciona o melhor para o seu familiar idoso pensando na saúde física e mental dele.

Para isso, disponibilizamos exercícios físicos e recreativos, além de atividades de estímulo cognitivo, que auxiliam consideravelmente na regressão de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Portanto, se você precisa de tudo isso e muito mais em um só lugar, fale conosco!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail