Novembro Azul conscientização sobre o câncer de próstata

Novembro Azul: conscientização sobre o câncer de próstata

O Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar a população (principalmente os homens) sobre a importância do diagnóstico precoce para a prevenção de casos graves de câncer de próstata. A iniciativa ressalta também a necessidade de cuidados integrais com a saúde do público masculino. 

A mobilização é mais do que necessária, afinal o câncer de próstata é uma das neoplasias mais comuns no mundo, sendo a que possui maior incidência em homens com mais de 65 anos.

Abaixo, falaremos mais sobre a campanha Novembro Azul e as ações de combate a esse diagnóstico. 

A importância da campanha “Novembro Azul”

Novembro Azul é uma campanha que ocorre, anualmente, em 21 países. Como dissemos anteriormente, seu objetivo é alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No entanto, essa iniciativa vai além e ressalta também a importância dos cuidados integrais com a saúde do homem, abrangendo doenças crônicas, como hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e aspectos psicossociais, como ansiedade e depressão. 

A campanha é realizada por meio de ações que buscam promover uma mudança nos hábitos do público masculino, mostrando a relevância do acompanhamento médico e dos exames de rotina.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença que, normalmente, apresenta um desenvolvimento lento e assintomático. Saiba mais:

Fatores de risco: o câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade elevada, sobrepeso e hereditariedade (casos na família).

Sintomas: em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. No entanto, em algumas situações, podem surgir dificuldades para urinar, aumento nas idas ao banheiro e presença de sangue na urina. É importante destacar que esses sintomas também estão relacionados às doenças benignas da próstata. 

Diagnóstico: a análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Essa avaliação é realizada após a detecção de alguma anormalidade, localizada por meio do exame de toque retal ou de aumento do PSA. 

O exame de toque retal é feito para verificar se há alterações na glândula.

Já o PSA, é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser um indicativo da doença.

Tratamento: é realizado por meio de cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal. O médico determina a melhor forma de acordo com cada caso.

Conheça a Cora Residencial Senior!

A Cora é um Residencial para Idosos que chegou ao Brasil em 2015 com um conceito totalmente novo, quando comparada aos outros modelos de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) que já existiam por aqui.

Em nossas unidades, os cuidados são humanizados e buscam proporcionar segurança e conforto aos residentes. 

Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por médicos geriatras, enfermeiros, cuidadores, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais, que juntos oferecem a melhor linha de cuidados aos moradores. 

Entre em contato conosco e saiba mais!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail