Cora Residencial
Mês da Mulher: quais alimentos podem diminuir os sintomas da menopausa?

Mês da Mulher

Quais alimentos podem diminuir os sintomas da menopausa?

Ao longo do mês de março, ressaltamos a importância das mulheres em nossa sociedade, abordando temas como: igualdade de gênero, conquistas, respeito e protagonismo.

Também falamos sobre o acesso à saúde e dos cuidados essenciais no cotidiano das mulheres. 

Quando abordamos o tema “saúde da mulher”, pensamos imediatamente em seu quadro clínico como um todo. Neste texto, no entanto, daremos ênfase à menopausa e seus sintomas, que nem sempre são conhecidos pelo grande público.

O que é menopausa?

Menopausa é o nome utilizado para indicar a última menstruação, que geralmente acontece entre os 45 e 55 anos de idade. Esta fase é comum durante o processo de envelhecimento, quando se esgotam os estoques de óvulos, que foram liberados pelo corpo desde a puberdade.

O período que indica o fim da menstruação é chamado de climatério, que significa “fase crítica”. Esse termo é utilizado para indicar que, nesta fase, acontecem transformações físicas e emocionais no organismo.

Sintomas que surgem na menopausa

Durante a menopausa, surgem diversos sintomas, que marcam esse período de transição. São eles:

  • Menstruação irregular;
  • Ondas de calor;
  • Oscilações de humor;
  • Mudanças urogenitais;
  • Alteração de sono.

Alimentos que minimizam os sintomas da menopausa

Os incômodos trazidos pela menopausa são variados e nem sempre são vivenciados por todas as pessoas que estão nesse período. 

Esses sintomas não podem ser totalmente solucionados. No entanto, algumas mudanças no estilo de vida e na dieta da mulher podem colaborar para minimizar alguns desses sinais, de forma significativa. 

Conheça alguns alimentos que podem colaborar para a redução dos sintomas da menopausa:

Chocolate

O cacau é um alimento rico em vitaminas como zinco e cálcio, que também estão presentes no chocolate e ajudam no fortalecimento dos ossos durante a menopausa. O ideal é consumir chocolates que tenham pouco açúcar, sem exageros.

Frutas vermelhas 

Morango e framboesa são ótimas frutas, pois têm o poder anti-inflamatório. Essas frutas são constituídas por minerais e polifenóis, que são substâncias que auxiliam no controle do estresse.

Legumes

Verduras como couve, repolho, agrião e rabanete possuem muitos nutrientes e diminuem o risco de surgimento de câncer de mama em mulheres após a menopausa. Esses alimentos também podem diminuir os efeitos da menopausa no organismo.

Peixes

Peixes são ricos em ômega 3, proteínas e ácidos graxos, que são conhecidos por toda a sua capacidade anti-inflamatória. Quanto maior é o consumo de peixes, menores são as chances de sentir os sintomas da menopausa.  

Mel 

O mel é conhecido por proporcionar um efeito relaxante para quem o consome. Também é um alimento antioxidante, que ameniza os sintomas da menopausa.

Ovos

Os ovos são alimentos ricos em proteínas e podem auxiliar na redução dos sintomas de menopausa.

Conheça a Cora Residencial Senior

Como vimos neste conteúdo, a menopausa faz parte do processo de envelhecimento, em que ocorrem muitas mudanças no organismo da mulher. São alterações físicas e emocionais.

A Cora Residencial para Idosos conta com uma equipe multidisciplinar especializada, que garante a melhor linha de cuidados aos residentes, por meio de uma alimentação balanceada e atividades que promovem o bem-estar e a qualidade de vida.

Entre em contato conosco e saiba mais!  

4.7/5 - (47 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail