O nosso corpo é o motor que nos permite fazer tudo em nossa vida, seja se locomover, interagir e até mesmo, se comunicar. Por isso, nada mais justo que cuidarmos dele.
Um bom exemplo de cuidados com o corpo e, que você provavelmente já ouviu falar, é a prática de atividades físicas, considerada um dos elementos essenciais que contribuem para a qualidade de vida.
A prova disso é que, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a recomendação é que os adultos aumentem o tempo de atividade física semanal para 300 minutos, ou façam 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não houver contraindicação.
Claro, nem todo mundo deve manter esse ritmo. Idosos, por exemplo, podem e devem seguir um ritmo mais leve, mas a indicação de praticar atividades físicas durante a semana não se anula à esse público, isso porque, nesta fase é comum apresentar algumas dificuldades, como a perda motora e muscular.
Você deve estar se perguntando o que atividade física tem a ver com instituições de longa permanência (ILPI), como o Lar Senior? Bom, ao longo desse conteúdo vamos explicar melhor, mas já te adianto que contar com esse tipo de instituição é de suma importância para colaborar com a saúde mental e física dos idosos.
Por que optar por um Lar Senior com Atividades para Idosos?
Como falamos anteriormente, todas as pessoas, independente da faixa etária em que se encontram, precisam incluir a prática da atividade física em suas rotinas, pois além de garantir benefícios significativos para o nosso corpo, promove também vantagens à saúde emocional.
Dessa forma, pensando em todos esses benefícios para o corpo, não poderíamos deixar de falar que, principalmente para os idosos, essa é uma prática indispensável e que deve se tornar um hábito de suma importância.
Por esse motivo, optar por um Lar Senior que ofereça a estrutura necessária para a realização de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida da pessoa idosa dentro da instituição.
Ainda falando sobre atividades, não poderíamos deixar de falar sobre as atividades de estímulo cognitivo, que, além de contribuírem para a diminuição da ociosidade entre os idosos, contribuem para a redução de riscos ligados às doenças mentais, como é o caso do Alzheimer, Parkinson e até mesmo a depressão.
Em termos gerais, atividades físicas e cognitivas proporcionam disposição e humor, ou seja, melhores condições para viver!
Como escolher uma instituição de longa permanência para a prática de atividades na rotina dos idosos?
Antes de optar por uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), é necessário analisar todas as condições e vantagens que elas oferecem. Afinal, o idoso irá passar todos os dias neste local.
Por isso, antes da decisão de uma instituição, é necessário elencar todas as necessidades do idoso e de seus responsáveis. Aqui, fatores como: rotina do familiar, estado psicológico/físico do idoso e quais são suas necessidades especiais quanto à medicação e cuidados devem ser levados em consideração no momento da escolha.
Somente após essa análise é possível identificar e escolher a instituição de longa permanência e que ofereça atividades que respeitem a capacidade física atual do idoso, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.
Como exemplo de instituição que garante o melhor para os seus residentes, a Cora Residencial Senior é o lugar perfeito para o idoso aproveitar o tempo da melhor forma!
Cora Residencial para o bem-estar do idoso!
A Cora, pensando no bem-estar dos seus residentes, inclui na rotina e no cronograma a prática de atividades físicas e coletivas: as atividades em grupo são ótimas formas de socializar e cuidar do fortalecimento do corpo e estimular a sua mobilidade.
Fisioterapia coletiva, caminhadas, aulas de dança e expressivas fazem parte do quadro de estímulos físicos.
Entre em contato conosco para saber mais!