Jogos de videogame: parceiros no envelhecimento saudável

Jogos de videogame: parceiros no envelhecimento saudável

A tecnologia dos jogos de videogame podem ser grandes auxiliadores na saúde física e mental. Com inúmeros jogos interativos, de dança, esportes e muitos outros, eles são usados para melhora de tratamentos de fisioterapia e até em atividades diárias.

Confira!

Game + Fisioterapia = Gameterapia

A técnica de gameterapia foi desenvolvida em 2006 no Canadá e chegou ao Brasil no começo de 2007, sendo muito utilizada em residenciais para idosos.

Essa modalidade de tratamento já conta com jogos digitais próprios, desenvolvidos para funcionar como sensores de movimento, ajudando na reabilitação física e cognitiva.

Lembramos que a gameterapia não substitui a fisioterapia convencional, mas contribui para uma boa recuperação com dinamismo e diversão.

Games como estímulo mental

Uma pesquisa da Universidade de Montreal descobriu que as pessoas que regularmente jogavam videogames tinham diminuído o comprometimento cognitivo e que os jogos podem até ajudar a prevenir o desenvolvimento do Alzheimer. 

Games para socialização

Idosos que jogam videogame, relatam que essa é uma forma de permanecer socialmente conectados e cognitivamente afiados em um mundo que continua a se expandir para o reino digital.

A sensação de pertencimento a um grupo não só desenvolve a socialização, mas também gera bem estar, combatendo doenças psicológicas. 

Games para exercícios físicos

Usar games como exercício físico traz inúmeros benefícios como, melhorar o equilíbrio do idoso e diminuir o risco de quedas. Além do mais, a natureza divertida e desafiadora do exercício por jogos aumenta a motivação e pode apoiar a adesão a longo prazo para outros tipos de exercício.

Jogos de ping-pong, boliche, tênis, golfe, caminhada, dança e vários outros enumeram a lista de jogos disponíveis para videogames com sensor de movimento, que possuem controles de fácil uso, ou até nem usam controles.

Como vimos, o videogame pode trazer interação não só com o mundo digital, mas também interpessoal. Na Cora, mesclamos o que há de melhor em tecnologia e cuidado pessoal com nossos residentes, por isso promovemos um campeonato de videogame com jogos de boliche e outros. 

Esse tipo de atividade é só uma dentre toda uma programação estruturada para desenvolver a saúde física com danças, fisioterapia, caminhadas, entre outros; e a saúde mental com atividades cognitivas, salão de jogos, rodas de conversas e mais.A Cora é o melhor residencial para idosos e tem em seu DNA a excelência em cuidado com idosos. Para saber mais, entre em contato conosco!

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email