Cora Residencial
Janeiro Branco quais são os principais transtornos mentais em idosos e como tratá-los

Janeiro Branco: Transtornos mentais em idosos

Quais são os principais transtornos mentais em idosos e como tratá-los?

A campanha Janeiro Branco já começou e tem como objetivo chamar a atenção da população para questões de saúde mental.

Como citamos anteriormente, quando envelhecemos nosso corpo passa por diversas alterações físicas e cognitivas, que podem colaborar para o surgimento de transtornos mentais muito comuns.

O termo transtorno mental é utilizado para definir uma série de condições que prejudicam o humor, o comportamento e o raciocínio. Em idosos, o surgimento de alguns destes quadros clínicos estão associados às condições genéticas, hereditariedade, doenças crônicas e mudanças de hábitos. 

Por isso, nesta fase da vida é importante manter uma rotina saudável e ativa, para que as alterações não favoreçam o avanço de transtornos mentais. 

Transtornos mentais comuns em idosos

Conheça alguns dos transtornos mentais mais comuns em idosos:

Bipolaridade

A condição causa alterações de humor específicas, que podem ser vistas como incompatíveis ou exageradas. Em um idoso, o quadro pode ser confundido com demência. Por isso, é necessária uma avaliação médica detalhada.

Demência

A demência envolve complicações que são causadas por variados tipos de lesão no cérebro, principalmente em idosos. Perda de memória e dificuldade de fala, aprendizagem e locomoção são algumas delas.

O tipo de demência mais comum em idosos é o Alzheimer, que pode ser identificado ainda em seu primeiro estágio. 

Esquizofrenia

A esquizofrenia é caracterizada pela distorção dos processos mentais e impede que o diagnosticado possa distinguir o que é real do que é imaginário. Esse transtorno é causado por fatores genéticos e hereditários. 

Ansiedade

Essa condição provoca nervosismo, preocupação excessiva, medo intenso, falta de concentração e tensão muscular.Trata-se de um quadro totalmente reversível, principalmente por meio de mudanças em hábitos do cotidiano. Incluir uma alimentação saudável na rotina do idoso e promover a realização de exercícios físicos como caminhadas, por exemplo, pode ser uma opção para combater esse transtorno. 

Síndrome do pânico

Esse transtorno é caracterizado pela ocorrência constante e inesperada de crises de ansiedade. Causa sensações de medo e desespero, além de sintomas físicos. O apoio da família é essencial na rotina da pessoa diagnosticada com síndrome do pânico.

Como funciona o tratamento?

Os transtornos mentais citados acima podem ser tratados de maneiras variadas com remédios, psicoterapia ou exercícios físicos. Veja:

  1. Uso de remédios: os medicamentos precisam ser prescritos por um médico. O acompanhamento profissional é fundamental ao longo de todo o tratamento, independentemente do quadro clínico.
  1. Psicoterapia: as terapias são recomendadas em qualquer idade, sendo essenciais para o tratamento e a prevenção de casos de ansiedade e síndrome do pânico, por exemplo.
  1. Exercícios físicos e cognitivos: caminhadas, oficinas de artesanato e aulas de dança são algumas das atividades que podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade. De acordo com os profissionais de saúde, estimular o sistema cognitivo é uma excelente forma de combater e prevenir os transtornos mentais.

Conheça a Cora Residencial Senior

A Cora é um Residencial para Idosos que promove diariamente atividades de estímulo físico e cognitivo, essenciais para combater transtornos mentais. Em nossas unidades, os moradores participam de: caminhadas, oficinas de teatro, rodas de conversa, eventos temáticos, aulas de artesanato e muito mais.

Contamos com uma equipe assistencial 24h, com profissionais que cuidam da saúde do idoso, entendendo suas necessidades de forma humanizada.

Por isso, se você busca por uma instituição que garanta o melhor em conforto e segurança para o seu familiar, entre em contato com a Cora.

Fale agora mesmo com nossas assessoras e conheça uma de nossas cinco unidades espalhadas pela cidade de São Paulo.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail