Cora Residencial
Janeiro Branco: como a pandemia afetou a saúde mental dos idosos?

Janeiro Branco e a Pandemia

Como a pandemia afetou a saúde mental dos idosos?

Ao longo deste mês, acontece a campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção da sociedade para questões que envolvem a saúde mental. O tema tem sido abordado amplamente nos últimos anos, por conta da pandemia de Covid-19 e das medidas tomadas para conter o avanço do vírus.

O isolamento social, por exemplo, trouxe grandes impactos para a saúde mental da população. Por fazerem parte do chamado grupo de risco, os idosos tiveram que se manter ainda mais afastados de suas tarefas diárias.

A pandemia, inclusive, foi responsável por despertar emoções negativas e promover a solidão, o que colaborou para o desenvolvimento de transtornos como ansiedade e depressão. 

Para a população idosa, é importante ter uma vida ativa, reduzindo os riscos de se desenvolverem problemas emocionais, que afetam o bem-estar e a qualidade de vida.

Se você convive com um familiar idoso, fique atento aos seguintes sinais, que podem indicar que algo não vai bem com a saúde mental dele. Verifique se, com o avanço da pandemia, surgiram sintomas como:

  • Desânimo;
  • Insônia ou excesso de sono;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Pensamentos negativos frequentes;
  • Perda de memória.

Atividades podem diminuir os impactos da pandemia

Existem algumas maneiras simples e eficientes de combater os problemas emocionais causados pela pandemia. São elas:

Vida Social

O idoso precisa de momentos de lazer e de dialogar com amigos e familiares. A solidão esteve muito presente nos últimos anos, como foi citado no artigo. Por isso, buscar por atividades que possam promover o convívio social pode ser a solução ideal.

Empatia 

Exercitar a empatia para promover uma reflexão sobre o envelhecimento e seus impactos é essencial, incentivando o diálogo e favorecendo a socialização. É fato que compreender as angústias e medos, além de avaliar como eles podem ser minimizados, pode causar uma grande melhora na saúde mental. 

Cuidar do corpo e da mente

Incluir exercícios físicos na rotina dos idosos ajuda não só o corpo, mas também a mente. A atividade física colabora para uma melhor oxigenação do cérebro, combatendo transtornos de ansiedade, por exemplo.

Rotina

Ter uma rotina equilibrada faz toda a diferença na manutenção do bem-estar e da qualidade de vida. Contar com uma alimentação balanceada e participar de atividades que estimulam a cognição, por exemplo, pode evitar o surgimento de transtornos mentais. 

Reduza o consumo de notícias

Fique atento ao consumo excessivo de notícias. Algumas informações sobre doenças ou tragédias podem gerar ansiedade e estresse, que promovem malefícios à saúde mental. É importante acompanhar programas que tragam positividade ao idoso. 

Conheça a Cora em Casa

Cora em Casa é um serviço desenvolvido pela Cora para proporcionar algumas das vantagens do residencial no lar atual do idoso. 

Atualmente, é uma alternativa para famílias que desejam promover atividades de estímulo cognitivo ao idoso e cuidados adequados, com a assistência de profissionais de enfermagem.

Se o seu familiar idoso necessita desses e de outros benefícios, mas tem dificuldades em trocar o lar atual por um residencial, entre em contato com nossas assessoras e saiba mais sobre esse serviço inovador!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail