Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental dos idosos

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental dos idosos

O Janeiro Branco é uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para as questões que envolvem a saúde mental.

Com o aumento de casos de ansiedade e depressão, o assunto está cada vez mais em alta. A pandemia e o isolamento social também colaboraram para ampliar as discussões sobre o tema, principalmente porque uma grande parcela da população desenvolveu essas condições ao longo deste período. 

É importante ressaltar que os problemas com a saúde mental podem surgir em pessoas de qualquer faixa etária. Nos idosos, por exemplo, existem limitações que desencadeiam sentimentos e sensações desafiadoras ao corpo e a mente. As dificuldades físicas, as mudanças na rotina e a necessidade de apoio na realização de tarefas simples, podem provocar emoções negativas em quem já atingiu os 60 anos.

Abaixo, falaremos mais sobre isso e traremos algumas dicas que podem auxiliar na manutenção da saúde mental da população idosa.

Dicas para cuidar da saúde mental do idoso

Confira algumas dicas que podem colaborar com a saúde mental do seu familiar idoso.

Alimentação

Muitas pessoas acham que a alimentação não é importante para manter a saúde mental em dia. No entanto, a verdade é que manter uma alimentação saudável é crucial para prevenir doenças, bem como reduzir os riscos de problemas psicológicos. 

Tempo de qualidade

Aproveitar o tempo de maneira correta é extremamente importante para preservar a saúde mental do idoso. Conversar, compartilhar lembranças, ouvir músicas e se divertir com jogos de tabuleiro pode ser excelente para manter a mente ativa e saudável.

Incentivar os idosos a praticarem atividades de seu interesse também é uma excelente alternativa. Dançar, tricotar e cozinhar são exemplos de hobbies que podem garantir o bem-estar e promover a interação social.

Qualidade do sono

Ter uma boa noite de sono também favorece a saúde mental. A qualidade do sono contribui para uma maior disposição no dia seguinte, por exemplo, melhorando a proatividade do sistema cognitivo.

Acompanhamento psicológico

Em diversos casos, pode ser necessário o acompanhamento psicológico, garantindo maior equilíbrio emocional à vida do idoso. A terapia é uma ótima ferramenta para promover a saúde mental, ajudando a entender as emoções e trazendo estímulos cognitivos que propiciam a prevenção de outras doenças.

Cora Residencial Senior: uma excelente opção!

A Cora é um residencial para idosos que se preocupa com a saúde mental de seus moradores.

Aqui, proporcionamos diariamente atividades que estimulam a cognição e promovem a socialização entre os idosos. São aulas de artesanato, oficinas de teatro, rodas de conversa e muito mais. Tudo isso é realizado com o apoio de uma equipe qualificada de educadores.

Se você está em busca de um local inovador, que atenda todas as necessidades de seu familiar idoso, fale agora mesmo conosco!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Receba nossos conteúdos por e-mail