Importância do relacionamento entre avós e netos

Importância do relacionamento entre avós e netos

Ter avós é algo muito prazeroso. Isso porque esses familiares nos ensinam desde cedo sobre carinho, amor, proteção e cumplicidade.

Os aprendizados, inclusive, são importantes não apenas para os netos, mas também para os idosos, que se recordam com alegria de cada um desses momentos.

Sabemos que a distância, a rotina agitada, a pandemia (provocada pela Covid-19) ou quadros de saúde como Alzheimer, por exemplo, podem dificultar essa relação. 

No entanto, mesmo que os avós estejam acamados, com dificuldades cognitivas ou residindo em outra cidade, é importante manter a frequência das visitas (seguindo os protocolos de saúde), mensagens e ligações, que ajudam a fortalecer o vínculo emocional.

Por vezes, o afeto e as recordações estimulam a memória do idoso. Afinal, ver o neto ativa suas lembranças e acalenta, até mesmo, eventuais momentos desafiadores que ele possa enfrentar.

Confira algumas atividades para fazer com os avós

Além da visita, é interessante realizar atividades dinâmicas com o intuito de divertir, entreter e estimular a memória e o raciocínio do idoso. 

Não precisa ser nada mirabolante ou que demande muito tempo para a preparação. O importante é fazer companhia aos avós. 

Veja algumas dicas:

  • Prepare o prato preferido de ambos e façam uma refeição juntos;
  • Deixar as emoções registradas de alguma forma também é uma boa alternativa. Por isso, escreva uma carta contando os sentimentos que possui por seus avós. Essa é uma maneira de demonstrar carinho;
  • Saiam para passear, se possível. Afinal, é comum que os avós não consigam sair de casa no dia a dia. Para quebrar a rotina, leve-os para lugares que gostam e admiram, oferecendo felicidade e diversão;
  • Se os idosos, por ventura, morarem em residenciais, como a Cora Senior, faça uma visita (se possível) ou agende uma chamada de vídeo;
  • Ouça suas histórias de vida. Aproveite para interagir e perguntar coisas sobre acontecimentos do passado;
  • Nem todos os idosos gostam de ser fotografados, mas uma maneira de manter suas memórias vivas é renovando o álbum de fotos. Se possível, peça para tirar fotos alegres e espontâneas;
  • Existem aqueles avós que ainda moram sozinhos. Passar o dia ou uma tarde com eles, vivenciando suas rotinas, pode estreitar ainda mais os laços afetivos;
  • Caso a ideia seja dar um presente aos avós, o ideal é que seja algo útil e divertido, que lhes ofereça segurança, confiança ou lazer. 

Não se esqueça, o importante é sempre deixar claro que os avós são amados, queridos e fundamentais para a família, seja com um abraço, um sorriso, um beijo no rosto ou um simples carinho. Demonstre todo o seu afeto!

Cora Residencial Senior

A Cora é o melhor residencial para idosos do mercado e, apesar da pandemia provocada pela Covid-19, seguimos promovendo atividades que promovem o bem-estar e a qualidade de vida, sempre seguindo todos os protocolos de saúde.

Nossos residentes seguem em contato com netos, filhos e demais familiares, por meio de chamadas de vídeo regulares agendadas por nossos profissionais e aplicativos de mensagem. Também promovemos atividades e interações seguras entre os moradores, promovendo a socialização e a criação de novos vínculos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.