Idosos podem morar sozinhos

Idosos podem morar sozinhos?

De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos são totalmente capazes de morar sozinhas, desde que estejam lúcidas.

Quando um idoso está em estado de plena consciência, ele pode decidir se deseja morar sozinho ou não. Porém, é importante ressaltar que diversos fatores devem ser levados em conta.

Caso ele não seja capaz de se cuidar e manter uma rotina saudável, por exemplo, considerando os aspectos físicos e emocionais, podem existir restrições. Portanto, para morar sozinho, é preciso que haja uma independência.

A preocupação da família é comum em alguns casos. Por isso, é preciso identificar com cautela cada situação e averiguar pontos importantes, como os que serão citados abaixo.

Aparecimento ou evolução de doenças

O surgimento e a evolução de diversas doenças, comuns no cotidiano de idosos, devem ser observados. É necessário verificar se o quadro é grave, se o idoso está consultando um médico com frequência e ainda se o mesmo faz uso correto dos medicamentos prescritos.

Se nenhuma doença foi identificada, é essencial que haja acompanhamento médico constante. As recomendações do geriatra devem ser levadas em conta pelos familiares.

Saúde Mental

A saúde mental é um dos pontos mais importantes a serem observados. É comum que nessa fase da vida o sentimento de solidão seja mais frequente. Muitos idosos, quando optam por morar sozinhos, têm essa sensação agravada, aumentando o risco de surgirem transtornos mentais como depressão, síndrome do pânico e ansiedade, por exemplo. 

Por isso, é importante analisar como anda a saúde mental do idoso, assim como sua vida social. Procure saber se ele ainda possui vínculos de amizade ou se deseja praticar atividades em grupo, como dança, aulas de artesanato e exercícios físicos.

Controle financeiro 

É importante analisar se o idoso possui independência financeira. Mesmo que esteja aposentado, nem sempre há uma fonte de renda viável para se manter e ter um bem-estar financeiro. 

Verifique também como o idoso administra seu dinheiro, se possui contas vencidas ou pedidos de empréstimos, por exemplo.

Higiene

Analise se o idoso mantém boas condições de higiene e se suas roupas estão limpas e bem conservadas.

Alimentação

Observe se a alimentação do idoso é saudável e equilibrada. Verifique se existem comidas vencidas ou consumo excessivo de gorduras.

Cora Residencial Senior: a melhor opção em cuidados!

É fácil observar se um idoso pode viver sozinho ou se existe a necessidade de se mudar para um local que ofereça assistência completa, como um residencial para idosos, por exemplo.

Caso você note que o seu familiar idoso precisa de apoio constante, procure a Cora Residencial Senior. Esse residencial para idosos pioneiro oferece: estrutura adequada, quartos modernos, seis refeições diárias, atividades de estímulo físico e cognitivo, eventos temáticos, interação social, equipe assistencial 24h e muito mais!

Entre em contato com nossas assessoras e saiba tudo o que podemos oferecer ao seu familiar idoso em nossas unidades, localizadas na cidade de São Paulo. 

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Receba nossos conteúdos por e-mail