Cora Residencial
Hábitos saudáveis são alternativa para reduzir casos de Alzheimer

Hábitos saudáveis são alternativa para reduzir casos de Alzheimer

De acordo com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), em 2050, o número de diagnosticados com Alzheimer deve ser de 152 milhões em todo o mundo. Por isso, especialistas e pesquisadores alertam para a importância da prevenção. 

Um estudo da Universidade de Exeter, do Reino Unido, divulgado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, realizada em Los Angeles, em 2019, constatou que o risco de desenvolver demência é 32% menor em pessoas com um estilo de vida saudável, mesmo que tenham predisposição genética.

Em contrapartida, foi constatado que o risco de desenvolver alguma demência é três vezes maior em indivíduos que apresentem condição genética e possuam hábitos não saudáveis, como tabagismo, sedentarismo e dieta alimentar irregular. A pesquisa analisou 197 mil pessoas com mais de 60 anos.

Ainda que não exista um medicamento para a cura do Alzheimer e outras demências, a medicina aposta na prevenção como forma de evitar o aumento no número de pessoas diagnosticadas com esse quadro, dadas as expectativas de envelhecimento da população. 

Cuidar de uma pessoa com Alzheimer em casa não é uma tarefa fácil.  Os desafios tornam-se cada vez mais frequentes, exigindo dedicação e paciência.  

Constantemente, o diagnóstico gera estresse físico e emocional em toda a família, geralmente provocados pelas alterações no cotidiano e o avanço da doença. Por isso, é essencial criar um plano de ação que facilite o dia a dia de todos os envolvidos.

Organize o dia do idoso 

Uma agenda bem estruturada ajuda a pessoa com Alzheimer a manter um senso de organização. Quando o idoso ainda é independente, repasse com ele as atividades que serão realizadas durante o dia. 

Atividades 

Realizar atividades prazerosas mantém o familiar diagnosticado com Alzheimer ativo. Exercícios físicos, por exemplo, podem ser ótimas opções de estímulo.

Memória

Uma ótima opção para ativar a mente do idoso diagnosticado com Alzheimer é fazer com que ele lembre de sua própria história. Para reviver alguns momentos, é interessante utilizar álbuns de fotos e músicas de sua época.

Disposição de objetos

Para que o idoso se sinta mais confortável e bem localizado, é importante sempre manter o lugar de cada objeto. Também conserve armários e guarda-roupas organizados. 

Comunicação 

Trate a pessoa com Alzheimer da forma correta, como um adulto. Busque sempre ser claro e objetivo, olhe nos olhos e dê tempo suficiente para respostas. Não discuta e nem faça perguntas que não podem ser respondidas. 

Segurança 

Para manter o seu familiar seguro, adote algumas medidas como usar cadeados em armários com objetos que possam ser perigosos. Verifique a temperatura da água e evite assoalhos e tapetes que facilitem quedas. 

Tempo 

A noção de tempo vai diminuindo conforme a doença avança. Para ajudá-lo a se localizar, é importante manter um calendário próximo. Uma dica é marcar a passagem dos dias junto com o familiar diagnosticado com Alzheimer.   

“Cada vez mais há comprovação de que o estilo de vida pode contribuir para evitar ou retardar os sintomas. O controle dos fatores de risco cardiovasculares, a manutenção de atividades sociais e de lazer, além da prática de atividades físicas, também são protetores contra a doença”, afirma a geriatra da Cora Residencial Senior, Dra. Ana Catarina Quadrante.

Para melhorar a qualidade de vida de pessoas com Alzheimer, a Cora Residencial Senior, referência em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) no Brasil, tem desenvolvido estratégias que incluem atividades físicas e cognitivas, aliadas à dieta balanceada e o convívio social.

Entre em contato conosco e conheça!

4.8/5 - (50 votes)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail