guia-residencial-para-idosos

Guia prático com aplicativos úteis para o dia a dia dos idosos

Os idosos estão cada vez mais conectados e, por isso, não podem abrir mão de aplicativos úteis para o dia a dia. Há apps voltados para os cuidados pessoais, para exercitar a mente, para lidar melhor com as novidades da tecnologia e até para ouvir uma boa música. Por isso, acompanhe as dicas que o blog da Cora separou de aplicativos úteis para serem baixados no seu smartphone. 

Primeiramente, é importante lembrar que há muitas opções interessantes que já vêm instaladas no próprio aparelho. A melhor maneira para descobri-las é ir diretamente nas configurações e pesquisar pelos aplicativos já baixados na sua versão, seja ela de Android ou iOs. 

Nesse sentido, aplicativos de agendas digitais e de mapas para se localizar por entre as ruas são bastante úteis e podem ajudar no dia a dia. 

Depois disso, é oportuno entrar na sua loja de aplicativos e dar mais uma olhada nas opções disponíveis para a sua versão. Portanto, há programas pagos e gratuitos que você pode fazer o download e navegar pelas funcionalidades. E, caso não goste, é só desinstalar. 

Então, confira as dicas que reservamos logo na sequência. 

Caixa de Remédios

Para organizar a rotina e não perder a hora de dar ou tomar medicamentos, a dica é baixar o app “Caixa de remédios”.

Afinal, além de emitir lembretes, esse aplicativo traz uma descrição completa do remédio ao ler o código de barras exibido. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS. 

Wise Phone

Como o nome sugere (wise, de sábio, e phone, de telefone), o aplicativo deixa os elementos da tela do smartphone maiores e, assim, evita que o idoso clique por engano num outro app ou não consiga discernir as letras e imagens. Além disso, o aplicativo, que também está disponível nas versões Android e iOS, conta com o botão de SOS. Ele permite ligar para a polícia ou para um número de alguém de confiança que esteja configurado. 

Beba água

Para manter a saúde em dia é preciso estar bem hidratado. Por isso, o aplicativo Beba Água (em Android e iOS) notifica o usuário dos momentos certos para tomar água, além de oferecer relatórios sobre o consumo pessoal de água.

Idoso Ativo 

Embora haja perfis nas redes sociais de educadores físicos com exercícios e novidades, o aplicativo Idoso Ativo já deixa tudo concentrado num só lugar. Desse modo, é possível ter acesso a treinos voltados para as pessoas idosas que querem se manter em forma. Portanto, o app traz dicas de atividades, alongamentos e de postura corporal. Ele também é gratuito e compatível nas versões para celulares Android e iOS. 

BP Watch

Para ficar em dia com a saúde, o aplicativo BP Watch permite que o idoso faça anotações como o índice de batimentos cardíacos, pulsação e peso. Assim, o app armazena todas as informações, inclusive com comentários inseridos pelo usuário, que pode rever o histórico sempre que for preciso e até informar ao médico cardiologista em uma consulta. Ele pode ser baixado gratuitamente na versão Android. 

Duolingo

Já para treinar o cérebro, nada melhor que testar os conhecimentos em línguas estrangeiras. Para isso, o aplicativo Duolingo pode ser um divertido passatempo. Ele é interessante para idosos porque é bastante intuitivo e tem uma aparência simples e prática. Está disponível em Android e iOS de forma gratuita. 

CodyCross

Outra opção para exercitar o cérebro é o aplicativo CodyCross. Gratuito para Android e iOS, ele traz uma grande variedade de cruzadinhas que desafiam o usuário a transpor fases para ir adquirindo ainda mais conhecimento e prática. Assim, ele pode praticar uma atividade estimulante para fortalecer a memória. 

Spotify 

Para ter a música como companhia nos momentos mais triviais do dia a dia, a pessoa idosa também pode instalar o Spotify no seu smartphone. O aplicativo possibilita escutar milhares de músicas dos mais diferentes gêneros, além de podcasts, que são programas gravados apenas em áudio. O app tem as versões gratuita e premium e pode ser baixado em celulares Android e iOS. 

Rádio Saudade

Mas se o idoso prefere viajar ao passado através da música, a nossa dica é o aplicativo Rádio Saudade. Aliás, o app reúne diversas rádios norte-americanas que tocam apenas músicas antigas que foram sucesso nos idos de 1920 até os anos 70. O aplicativo com os grandes clássicos da música está disponível nas duas versões (Android e iOS) de forma gratuita. 

iDosos 

Mas se o idoso não tiver muita familiaridade com o smartphone e, antes de manusear os aplicativos citados acima, precisar de algumas dicas extras de como mexer no aparelho, ele pode baixar o iDosos, que é um aplicativo (disponível compatível com Android e iOS) específico para idosos que o ajuda a esclarecer dúvidas de como fazer ligações, inserir contatos, entre outras dicas úteis.

Idosos preferem usar internet no smartphone 

De fácil acesso, o smartphone acompanha o idoso em todos os momentos. Portanto, em vez de usar a internet no notebook ou desktop, os idosos dão preferência para o smartphone. E é justamente neste aparelho que eles podem navegar à vontade nos aplicativos dos mais variados gêneros e funcionalidades. 

É o que mostra uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br). Segundo a amostragem, 76% da população em geral utiliza a internet. Destes, 34% são idosos com mais de 60 anos. E, entre esses idosos, 91% acessam a internet pelo smartphone.

Concluindo, há muitos aplicativos úteis para o dia a dia que podem ajudar nas tarefas cotidianas e entreter os idosos que ganham mais autonomia e autoestima ao navegarem. 

Gostou do artigo? Continue navegando nos temas expostos no blog da Cora Residencial Senior.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.