Cora Residencial
Fevereiro Roxo: veja 5 opções de livros que podem auxiliar na compreensão do Alzheimer

Fevereiro Roxo: veja 5 opções de livros que podem auxiliar na compreensão do Alzheimer

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre três diagnósticos ainda sem cura: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. O objetivo da ação é alertar a sociedade sobre a prevenção e o tratamento de cada uma dessas condições.

Abaixo, listamos algumas opções de livros que podem ajudar na compreensão do Alzheimer, doença neurodegenerativa que costuma ser identificada com frequência em idosos. 

É importante ressaltar que os títulos das obras foram traduzidos para o português.

1 – Atividades para fazer com seu pai que tem Alzheimer (por Judith A. Levy)

Encontrar atividades que façam os idosos se sentirem engajados, entretidos e capazes é fundamental, independentemente de quadros neurodegenerativos.

As atividades citadas na obra de Judith A. Levy são essenciais para manter a independência do idoso com Alzheimer, dentro de suas possibilidades, é claro. As tarefas descritas no livro elevam a autoestima e oferecem diferentes oportunidades de interação entre filhos e pais, o que é sempre muito importante.

2 – Quando raciocinar não funciona mais: um guia prático para lidar com demência e Alzheimer (por Angel Smits)

Um gerontologista com mais de 20 anos de experiência na medicina, chamado Angel Smits, escreveu este livro como uma espécie de manual de treinamento para os familiares, que se vêem na função de cuidar de um idoso com Alzheimer.

A obra traz uma explicação simplificada sobre o que este tipo de demência faz com o cérebro e esclarece como é realizado o diagnóstico. Também são apresentadas informações sobre como lidar com alguns dos sintomas que fazem parte do cotidiano de idosos com quadros neurodegenerativos.

Os principais trechos do livro apontam:

  • Quais são as abordagens específicas para o comportamento agressivo;
  • Como lidar com comportamentos disruptivos;
  • Maneiras de diminuir a perambulação;
  • Quando procurar ajuda externa.

3 – Cuidados com a demência: entendendo essa experiência (por Jennifer Ghent-Fuller)

Nesta obra, a autora mostra quais são os diferentes tipos de perda de memória (um sintoma característico do Alzheimer). Além disso, descreve detalhadamente quais efeitos atingem o organismo de quem possui essa condição e como é sua compreensão de mundo.

Para complementar, são compartilhadas sugestões práticas, que podem auxiliar no cotidiano de idosos com Alzheimer.

4 – Criando momentos de alegria ao longo da jornada do Alzheimer: um guia para famílias e cuidadores – 5ª edição (por Jolene Brackey) 

Nesta obra, a autora Jolene Brackey ressalta que devemos nos concentrar em promover momentos de alegria ao idoso com Alzheimer, buscando sempre um sorriso em seu rosto e um brilho em seus olhos.

Segundo ela, os sentimentos positivos permanecem vivos nos idosos com Alzheimer, ainda que eles não se lembrem o que dissemos ou fizemos.

5 – Aprendendo a falar sobre Alzheimer: uma abordagem inovadora para todos que lidam com a doença (por Joanne Koenig Coste)

O conteúdo aborda o bem-estar do idoso com Alzheimer. Para isso, a autora Joanne Koenig Coste apresenta soluções práticas.

Em geral, é enfatizado o relacionamento com idosos que possuem Alzheimer e outros tipos de doenças neurodegenerativas. Assim, o objetivo da obra se concentra em melhorar a comunicação entre idosos e familiares (ou cuidadores).

O livro mostra como devemos:

  • Lidar com o diagnóstico e nos ajustarmos à progressão da doença;
  • Incentivar o paciente à falar sobre a doença; 
  • Tornar as refeições e os banhos mais agradáveis ​;
  • Ajustar o ambiente para o conforto do idoso;
  • Lidar com quadros de agressividade e paranoia.

Cora Residencial Senior

A Cora é um residencial para idosos que conta com uma equipe de educadores especializados, que desenvolve diariamente atividades físicas e de estímulo cognitivo, essenciais para idosos com quadros neurodegenerativos, como Parkinson e Alzheimer.

Nossos residentes recebem regularmente a assistência de uma equipe multidisciplinar de cuidados, formada por médicos geriatras, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, cuidadores, entre outros. Juntos, esses profissionais identificam qualquer alteração no quadro clínico do idoso e promovem a melhor linha de cuidados. Para saber mais sobre o que podemos oferecer ao seu familiar idoso, entre em contato com nossas assessoras.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Receba nossos conteúdos por e-mail