Exercícios divertidos que auxiliam na saúde mental dos Idosos

Exercícios divertidos que auxiliam na saúde mental dos idosos

Independente da idade, manter o cérebro ativo é sempre uma iniciativa saudável. Até porque, conforme ele é exercitado, é possível prevenir doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, enfermidade que atinge, só no Brasil, 1 milhão e 200 mil pessoas.

Você sabia que é possível realizar atividades para manter o cérebro ativo? São atitudes simples que podem tranquilamente serem realizadas no dia a dia. Mostraremos algumas:

Caminhar e alongar

Caminhar e alongar, por exemplo, são um ótimo começo. Com apenas 15 minutos diários de exercícios físicos já é possível perceber os benefícios. Para se ter uma ideia, a análise “Exercício físico e Função Cognitiva: uma revisão”, avaliou 23 mulheres entre 60 e 70 anos que faziam caminhadas três vezes por semana junto com alongamento.

Depois de seis meses de avaliação, o que o estudo constatou foi que essas mulheres tiveram uma melhora significativa na atenção, memória, agilidade e humor em comparação com mulheres sedentárias. Mas não pense que para exercitar o cérebro são aconselhados apenas exercícios físicos; muito pelo contrário. O leque de opções para essa finalidade vai muito além.

Atividades Neuróbicas

Outro tipo de atividade recomendada para exercitar o cérebro, são as chamadas Atividades Neuróbicas, ou seja, atividades aeróbicas feitas para os neurônios. Esses treinos podem ser feitos, sem exceção, dentro de casa e a qualquer momento.

Uma atividade neuróbica bastante recomendada para manter a mente ativa é, simplesmente, ver fotos de cabeça para baixo e tentar prestar atenção em todos os seus detalhes. Outro exercício interessante é, com o auxílio de um relógio de pulso, olhar as horas pelo espelho.

E não para por aí. Se tiver fácil acesso a um quebra-cabeça, pegue-o e monte-o. Mas o desafio é tentar colocar as peças corretas da forma mais rápida possível. Claro que isso deve ser feito com o auxílio de um cronômetro para saber o resultado.

E, se os vários idiomas ao redor do mundo são algo que nos fascinam, usar deste gosto e aprender uma palavra por dia de uma língua estrangeira é uma ótima iniciativa.

Se não for quebra-cabeça, as horas, as fotos ou aprender uma palavra nova não chamar a atenção, não se preocupe. O campo das Atividades Neuróbicas ainda pode oferecer outras três opções:

  1. Pegue um livro e, ao ler uma palavra, pense em outras cinco que começam com a mesma letra;
  2. Escove os dentes ou escreva com uma mão que não é a de costume;
  3. Esta pede uma maior dedicação, apesar de comum: durante o dia, consuma notícias da mídia que preferir e, ao anoitecer, anote os fatos ouvidos que conseguir lembrar.

Não é difícil manter o cérebro em exercício. Como foi visto, atitudes simples podem ser realizadas diariamente para tirar o cérebro do “modo automático” e ter uma rotina mais saudável.

Cora Residencial Senior: preocupação com a saúde mental do idoso

A Cora Residencial Senior é um Residencial para Idosos que se preocupa com a saúde mental de seus residentes.

Para evidenciar este fato, possuímos diversas atividades de estímulo cognitivo para os idosos, para evitar ou melhorar quadros de doenças neurodegenerativas.

E, além disso, nossa estrutura possui áreas amplas e espaçosas que permitem a socialização entre quem vive em nossas unidades, algo que também auxilia consideravelmente na manutenção de uma boa saúde mental.

Portanto, se precisa de um lugar com todas essas vantagens e muito mais para o seu familiar idoso, fale com a Cora!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.