Com o envelhecimento, as dificuldades físicas começam a se tornar mais frequentes após os 60 anos, devido a condições como artrite, osteoporose, perda geral da força muscular e doenças cognitivas.
À medida que aumentam as necessidades, a adaptação do ambiente doméstico se torna uma questão mais frequente, a fim de garantir conforto, segurança e qualidade de vida para os idosos com mobilidade reduzida.
Com mudanças fáceis no ambiente, seja casa ou apartamento, é possível adaptar a rotina do idoso para evitar lesões e quedas, que costumam ser uma das principais causas de hospitalização de idosos.
Todavia, é preciso lembrar que problemas de saúde não são limitadores para pessoas acima de 60 anos, porém com o avanço da idade, podem debilitar seu bem-estar físico.
A Arquitetura Inclusiva é um conceito que está sendo cada vez mais colocado em prática na sociedade atual, a partir de debates sobre a acessibilidade e segurança para pessoas com mobilidade reduzida. Trata-se uma vertente da arquitetura que busca, ao construir um espaço, atender às necessidades das pessoas que o utilizarão.
Dessa forma, tem-se um aspecto mais humanizado, que acolhe as necessidades humanas de maneira ampla. Além disso, a Arquitetura Inclusiva busca o desenvolvimento de projetos universais, ou seja, que podem ser utilizados por quaisquer pessoas, em diferentes fases da vida.
Dicas para adaptar qualquer ambiente para idosos
Corrimãos e barras de apoio
É preciso ter em mente que todos os ambientes devem oferecer segurança para o idoso, permitindo que ele circule com facilidade. É recomendada a instalação de corrimãos em todas as paredes que levam a diferentes espaços.
As barras de apoio devem ser instaladas em pontos estratégicos da casa, como banheiros e próximo às escadas, além dos espaços em que o idoso precise de suporte para se levantar, sentar ou deitar, como sofás e camas.
Piso antiderrapante
Esse tipo de piso ajuda a evitar desequilíbrios e quedas. Todavia, é preciso estar sempre atento às manutenções, a fim de evitar o aparecimento de rachaduras e danos. Invista também em um piso totalmente plano e sem tapetes ou outros objetos desnecessários posicionados no chão.
Adaptação do quarto e banheiro
No quarto, evite camas altas que possam causar dificuldades na hora de se deitar ou levantar. É recomendado que os móveis não sejam reorganizados com frequência, pois o reconhecimento do ambiente faz com que os idosos se sintam seguros para se deslocar pelos obstáculos.
No banheiro, as barras são indispensáveis, pois a umidade e a falta de apoio podem causar quedas. Elas devem ser instaladas ao lado do vaso sanitário e dentro e fora do box do chuveiro. Ademais, pode ser colocado um banco dentro do box, para facilitar na hora do banho.
As torneiras e maçanetas devem ser em formato de alavanca, ao invés das circulares, facilitando o manuseio. As portas devem possuir a largura mínima de 80 cm, permitindo o acesso de cadeira de rodas e andadores a todos os ambientes.
Boa iluminação
A iluminação de todos os ambientes deve ser uniforme, sem sombras e que auxiliem a visão. Uma dica é a instalação de sensores de presença nos corredores e espaços mais utilizados, como quarto e banheiro. Dessa forma, as luzes serão ativadas quando necessário, sem que o idoso precise se deslocar até o interruptor no escuro.
É claro que, adaptar ambientes para os idosos pode ser algo que leve um tempo considerável ou até mesmo o espaço atual não permite essas mudanças. Porém, como falamos no começo do artigo, os idosos precisam de um ambiente adaptado para garantir a sua segurança.
Por isso, o nosso convite de hoje é para que você conheça um ambiente totalmente projetado para os idosos: o Residencial Cora Senior.
Pioneiro no mercado brasileiro com um novo conceito de residenciais para idosos, oferecemos mais do que um lugar para morar: somos um lugar que promove cuidados diários para que nossos residentes possam aproveitar ao máximo a vida!
Aqui, toda nossa estrutura física foi desenvolvida pensando no idoso, tanto residentes independentes quanto os que necessitam de atenção especial.
Além disso, contamos com uma equipe técnica altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e cuidadores, prontos para fornecer assistência 24 horas.
Entre em contato e agende uma visita. Será um prazer recebê-los!