3 dicas para escolher óculos de grau para os idosos!

Dicas para escolher óculos de grau para idosos

Ao sair do consultório de um oftalmologista com uma receita, o idoso tem a oportunidade de enxergar o mundo com mais qualidade e renovar seu visual, escolhendo um novo modelo de óculos.

Muitas dúvidas podem surgir no momento de escolher esse acessório tão importante, principalmente sobre os materiais utilizados e os modelos mais adequados para cada pessoa. Por isso, reunimos abaixo algumas informações que podem auxiliar em sua escolha. 

É importante ressaltar que um óculos novo pode trazer diversos benefícios para a saúde ocular e ainda elevar a autoestima do idoso. Dessa forma, fique atento para tomar a melhor decisão.

Veja abaixo três dicas essenciais que irão ajudar você na busca pelo óculos ideal!

1. Respeite o formato do rosto 

Verificar o formato do rosto do idoso é extremamente importante, pois cada tipo pede um design específico para realçar traços e garantir um uso mais confortável. Rostos redondos, por exemplo, pedem armações retangulares e com linhas retas, para deixá-los mais finos.

Já os quadrados, pedem armações arredondadas e menores, na tentativa de “equilibrar as proporções”.

2. Defina o material das lentes 

Refração é o nome dado à capacidade que a lente tem de mudar a direção do raio de luz para corrigir o foco, proporcionando assim uma visão mais nítida. Diante disso, na hora de escolher o material da lente para os óculos de grau do idoso, o principal aspecto a ser observado é esse, afinal cada produto possui uma característica diferente.

É importante ressaltar que existe uma grande variedade de lentes, classificadas de acordo com o material utilizado para a sua produção. São elas:

Vidro 

As lentes de vidro foram as primeiras fabricadas na história. Ainda hoje são confeccionadas, mas estão em desuso por serem muito frágeis, quebrando com muita facilidade.

Acrílico

As lentes de acrílico são as mais procuradas por conta de sua leveza e boa durabilidade. 

Policarbonato

O policarbonato permite a confecção de lentes mais finas e resistentes, que são indicadas para idosos.

Trivex 

As lentes Trivex são um tipo mais leve que proporciona melhor nitidez. Devido à sua alta resistência contra impactos e quedas, são mais recomendadas para esportistas e crianças.

Resina 

Por terem alto índice de refração, as lentes de resina são as mais indicadas para quem tem um alto grau de hipermetropia ou miopia, já que a resina consegue garantir lentes mais finas para as pessoas com mais de 4 graus.

3. Escolha o material da armação 

Geralmente, a estética dos óculos no rosto fica por conta da preferência pessoal de cada um. Porém, a escolha do material para a armação dos óculos é um aspecto muito importante para a sua durabilidade, por exemplo. 

Veja abaixo os tipos de armação e suas particularidades:

Armação de acetato

Sendo uma das mais comuns, ela apresenta grande resistência e flexibilidade, evitando assim as deformações. Além disso, as armações de acetato são as mais indicadas para lentes espessas, protegendo-as melhor.

Armação metálicas

As armações metálicas são feitas de titânio e, pelo fato de serem estreitas, são indicadas para lentes mais finas.

Armações emborrachadas

As armações emborrachadas são mais comuns em óculos infantis, por serem mais maleáveis e oferecerem um baixo risco de acidentes. Também podem ser muito úteis para idosos.

Cora Residencial Senior

A Cora é um Residencial para Idosos que possui excelência em cuidados humanizados, pensando sempre na qualidade de vida e bem-estar dos residentes.

Contamos com uma equipe multidisciplinar, preparada para acompanhar o idoso em cada etapa de sua rotina.

Entre em contato conosco, fale com nossas assessoras e agende uma visita virtual em uma de nossas unidades!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail