Dicas de sopas e caldos para se aquecer no inverno

Dicas de sopas e caldos para se aquecer no inverno

Durante o inverno, buscamos diversas maneiras de amenizar as baixas temperaturas. Aumentamos o número de cobertores, nos agasalhamos e preparamos receitas deliciosas, que aquecem o corpo e promovem saúde e bem-estar.

Abaixo listamos alguns pratos saborosos, que não demandam muito tempo de preparo e são excelentes opções de refeição nesta estação. Confira!

Receitas para deixar o inverno do idoso mais saboroso

As sopas e caldos são pratos que, geralmente, permitem uma grande combinação de ingredientes. Além disso, possuem uma série de benefícios: são de fácil digestão, não demandam um alto custo em sua produção, contam com muitos nutrientes e mantêm o corpo hidratado. 

Sabemos, inclusive, que a hidratação é muito importante para os idosos. Afinal, no inverno a sensação de sede diminui, fazendo com que consumam menos líquidos, o que prejudica o bom funcionamento do organismo e a saúde da pele.

Veja a seguir algumas receitas de sopas e caldos que podem ser preparadas no inverno:

Sopas 

As sopas são mais nutritivas do que os caldos, já que contam com mais ingredientes. Por isso, são as mais indicadas para a dieta dos idosos em dias frios. 

Alguns exemplos são:

  • Feijão: essa receita leva apenas cinco minutos para ficar pronta. Além do ingrediente principal, pode ser utilizado sal e pimenta-do-reino a gosto, quatro dentes de alho e uma cebola.
  • Mandioquinha: além de cerca 1kg dessa raiz, para essa sopa é preciso um cubo de caldo de legumes, 500 ml de água, quatro dentes de alho, uma caixa de creme de leite, 200g de queijo mussarela, uma colher de sopa de manteiga, duas cebolas bem picadas, sal, cheiro verde e pimenta a gosto. O tempo de preparo varia entre 20 e 40 minutos.
  • Carne com legumes: utilize uma colher de sopa de óleo, meia cebola ralada, duas batatas em cubo, uma xícara de chá com água fria, um galho de manjericão, uma cenoura em rodelas e dois tomates sem pele. O tempo máximo estimado para o preparo é de 40 minutos.

Caldos 

O caldo é um prato leve e com poucos ingredientes. É indicado para entradas e acompanhamentos nas refeições dos idosos. Alguns exemplos são:

  • Verde: esse caldo leva 1 kg de batata, 1,5 kg de calabresa defumada, 200g de bacon, três colheres de sopa de óleo, uma cebola, quatro dentes de alho, um maço de couve, sal e pimenta a gosto. Rende cerca de 10 porções. 
  • Abóbora e frango: utilize meia abóbora japonesa, duas colheres de sopa de manteiga, dois dentes de alho, uma cebola pequena, 300g de frango, sal, coentro e queijo parmesão a gosto. O tempo de preparo é de cerca de 40 minutos.
  • Ervilha e calabresa: use uma colher de sopa de margarina, meia cebola picada, um gomo de linguiça calabresa picado, 500g de ervilha seca, cheiro verde, sal e pimenta a gosto. A receita rende seis porções e fica pronta em 40 minutos. 

Independente de escolher caldo ou sopa, saiba que com essas receitas os idosos estarão se alimentando adequadamente e, ao mesmo tempo, se protegendo das baixas temperaturas.

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