Dia Mundial do combate à diabetes

Dia Mundial do combate à diabetes

No dia 14/11, é comemorado o Dia Mundial do combate à diabetes. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 em cada 11 pessoas no mundo possui diabetes, o que, em números aproximados, chega a 422 milhões de diabéticos.

O propósito da criação deste dia é conscientizar e alertar as pessoas sobre a doença, que gera muitas vezes até preconceitos por quem não tem informações suficientes.

E, seguindo esse propósito, confira agora o que é a diabetes e como tratá-la:

O que é?

Primeiro, é preciso explicar o que é a insulina: Produzido pelo pâncreas, é o hormônio que permite a entrada do açúcar nas células, o transformando em fonte de energia e reduzindo a glicemia.

Quando o pâncreas não consegue produzi-la, ou há um mau funcionamento, os níveis de glicose (açúcar) no sangue aumentam consideravelmente, gerando a diabetes.

Tipos de diabetes

  • Tipo 1

Surgindo na infância ou adolescência e representando 5 a 10% dos casos, a diabetes tipo 1 é uma doença hereditária e acontece quando o sistema imunológico falha, atacando as células que produzem a insulina, impedindo o pâncreas de produzir.

  • Tipo 2

Sendo a variação mais contraída de todas (90% dos pacientes), a diabetes tipo 2, diferente do 1, acontece quando há uma resistência do corpo à insulina. Com isso, o pâncreas começa a produzir mais do hormônio, tentando compensar. Porém, por conta do excesso, em algum momento, o que pode demorar anos ou dias, os órgãos se cansam e há uma falha, disparando o açúcar e o deixando em níveis altos permanentemente.

Como tratar e Prevenir?

  • Tratamentos:

Tipo 1: Geralmente, o médico combina dois ou mais tipos de insulina, tendo sua ação, rápida, intermediária ou lenta. É extremamente importante o uso de um glicosímetro, para sempre saber os níveis de glicose do sangue;

Tipo 2: Inicialmente, é receitado apenas um remédio, ingerido de uma a três por dia. Porém, o número de remédios aumenta com o passar do tempo, como consequência da evolução da diabetes. Esses medicamentos são usados na tentativa de corrigir a produção do hormônio;

  • Prevenção:

Para o tipo 1, não existe uma forma de prevenção, já que, como citado mais acima, é uma versão hereditária da doença, sendo transmitida geneticamente e, assim, não havendo possibilidade de evitá-la.

Já para o tipo 2, as prevenções são:

  • Alimente-se de forma saudável: Consuma diariamente alimentos ricos em sais minerais, vitaminas e fibras, como frutas, legumes e verduras;
  • Faça exercícios físicos regularmente: Faça, no mínimo, 150 minutos semanais de exercícios físicos. Esse tempo equivale a 30 minutos de atividades por dia, contando apenas os dias da semana;
  • Perca a barriga: Apesar de não parecer, o excesso de gordura especificamente na barriga aumenta o risco da contração de diabetes tipo 2. Isso ocorre porque a gordura abdominal sobrecarrega o pâncreas;
  • Fique longe do álcool: Bebidas alcoólicas possuem altos níveis calóricos e, como você acompanhou no texto, isso é altamente prejudicial para a diabetes;
  • Faça avaliações médicas periodicamente: Nesta dica, não há muitos segredos. Consulte regularmente um médico, para que a doença seja diagnosticada o mais rápido possível, caso exista. Faça isso, principalmente, se possuir familiares que têm esta condição.

A Cora Senior é um residencial para idosos que tem como uma de suas prioridades a prevenção de doenças como o diabetes. Em nosso planejamento de rotina saudável, incluímos exercícios voltados para o fortalecimento e melhora do sistema imunológico, exercícios em grupo, além de um plano alimentar elaborado por profissionais da nutrição, que também colaboram diretamente na prevenção desta enfermidade.

Um residencial para idosos com foco na qualidade de vida

O residencial para idosos Cora possui uma estrutura completa para cuidar da saúde do seu familiar idoso, contando com um corpo de profissionais especializados com foco na qualidade de vida e bem-estar.

Médicos geriatras, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e cuidadores. Todos eles sempre juntos com um único objetivo: cuidar.

Entre em contato conosco!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail