Dia Mundial da Saúde Bucal: quais cuidados devem ser seguidos pelos idosos?

Saúde Bucal dos Idosos

Dia Mundial da Saúde Bucal: quais cuidados devem ser seguidos pelos idosos?

Em 20 de março, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, data marcada para ressaltar quais cuidados são essenciais para prevenir o surgimento de problemas bucais e dentários.

Desde cedo, é importante cuidarmos da saúde bucal. No entanto, quando envelhecemos, essa necessidade é ainda maior. Afinal, nesta fase da vida há maior propensão para o desenvolvimento de doenças e outros problemas bucais muito comuns.

É importante que a família esteja sempre atenta à saúde bucal do idoso, ainda que o mesmo seja independente. Dessa forma, é possível identificar possíveis diagnósticos de maneira precoce, impedindo, por exemplo, que ocorra a perda de dentes, que traz grandes dificuldades de alimentação.

Saiba mais!

Doenças bucais comuns no cotidiano de idosos

Problemas bucais podem afetar pessoas de todas as idades. Existem algumas condições, no entanto, que acometem com maior frequência os idosos. São elas:

Gengivite

A inflamação da gengiva, conhecida como gengivite, é uma doença muito comum, que atinge esse tecido por conta do excesso de bactérias.

Neste diagnóstico, é muito comum que ocorram inchaços e sangramentos em toda a extensão da gengiva.

Idosos com diabetes podem desenvolver gengivite com mais frequência, o que acontece por conta do excesso de glicose no sangue, favorecendo processos inflamatórios.

Cáries

As cáries afetam pessoas de todas as idades e são comuns em idosos.

A cárie é definida como uma lesão que se inicia nas superfícies dos dentes, por conta da liberação de bactérias que se alimentam de resíduos de alimentos.

A higiene bucal é fundamental na prevenção de cáries.

Câncer de boca

O câncer de boca é muito comum em idosos, sendo recorrente em pessoas com hábitos como tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Leucoplasia

Essa doença causa manchas com tonalidade branca ou acinzentada em diferentes partes da boca, sendo comum em idosos que têm próteses que foram mal colocadas ou que não são recomendadas para a anatomia de suas bocas. 

Cora Residencial Senior

A Cora Residencial para Idosos oferece o que há de melhor em cuidados a idosos dos mais diferentes perfis. 

Contamos com uma equipe assistencial 24h, que identifica qualquer alteração no quadro clínico do idoso, promovendo um cuidado adequado e eficaz.

Entre em contato com nossas assessoras e saiba mais sobre tudo o que podemos proporcionar ao seu familiar idoso.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail