Cora Residencial
Dia mundial da hipertensão causas tratamento e prevenção

Dia Mundial da Hipertensão: causas, tratamento e prevenção

Em 17 de maio, ocorreu o Dia Mundial da Hipertensão, data que alerta a população para os perigos deste diagnóstico, que pode ser prejudicial aos vasos sanguíneos, cérebro, coração e outros órgãos do corpo.

Essa doença se caracteriza pelos altos níveis de pressão arterial que, nesta condição, se mantém acima dos 14 por 9 frequentemente. Com isso, o coração tem a necessidade de fazer um esforço maior para conseguir bombear sangue para o corpo inteiro.

A pressão alta atinge boa parte da população brasileira, sendo que a maioria dos casos está relacionado a fatores hereditários.

Por isso, é fundamental aumentar a conscientização sobre essa doença e alertar a população para a importância das consultas médicas periódicas e dos exames de rotina. Dessa forma, é possível ter um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes.

A Hipertensão e os Idosos

A hipertensão é muito comum em idosos. Essa condição pode ser ainda mais perigosa nesta faixa etária. Isso porque quando envelhecemos os vasos sanguíneos ficam mais enrijecidos, aumentando os riscos de problemas cardiovasculares.

Desta forma, ter cuidados diários com o seu familiar idoso, para que ele não desenvolva esse tipo de condição, é crucial na fase de descoberta e tratamento da doença.

É importante ressaltar que os diagnósticos renais também podem colaborar para o surgimento da hipertensão arterial. A redução da quantidade de sangue nos rins, por exemplo, pode provocar a liberação de substâncias que causam alterações nos vasos sanguíneos.

Causas

Na maioria das vezes, a hipertensão aparece por conta da hereditariedade. No entanto, alguns hábitos e fatores também podem colaborar para o seu surgimento.São eles:

  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Sono irregular;
  • Estresse;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Obesidade;
  • Faixa etária;
  • Consumo excessivo de sal.

Muitas dessas condições podem ocasionar pressão alta. Por isso, é importante que os idosos mantenham hábitos saudáveis, já que são mais suscetíveis a desenvolverem hipertensão arterial.

Sintomas

De maneira geral, os sintomas surgem quando a condição está em fases mais avançadas, e a pressão arterial está muito elevada. Vale ressaltar que a hipertensão é uma doença silenciosa.

No entanto, pode ocasionar sintomas como:

  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Zumbido no ouvido;
  • Tonturas;
  • Vista embaçada.

Tratamento e prevenção

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser facilmente tratada, quando identificada. Por isso, ir ao médico regularmente é essencial.

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser facilmente tratada, quando identificada. Por isso, ir ao médico regularmente é essencial. 

  • Reduzir o estresse cotidiano;
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Manter uma dieta equilibrada;
  • Não fumar;
  • Incluir atividades físicas no cotidiano.

Manter hábitos saudáveis para mudar o estilo de vida, são uma recomendação para pessoas que estão em tratamento e também como forma de prevenção.

Cora Residencial Senior 

É importante ressaltar que, por conta da rotina agitada, muitas famílias não têm condições de estarem presentes prestando o cuidado necessário ao idoso. Por isso, um residencial para idosos, como a Cora, pode ser a melhor alternativa.

Aqui, proporcionamos uma equipe assistencial 24 horas por dia. Além disso, realizamos diariamente atividades físicas e cognitivas.

Também oferecemos alimentação balanceada, estrutura adequada e administração de medicamentos.

Entre agora mesmo em contato conosco e saiba mais!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail