Cuidados com idosos no inverno

Cuidados com idosos no inverno

No mês de junho, teve início o inverno no Brasil. Neste período, o tempo fica mais seco e as baixas temperaturas fazem com que precisemos nos aquecer com moletons, malhas, cachecóis, cobertores e receitas típicas, que amenizam os dias frios.

É importante ressaltar que quando falamos de idosos, essa é a época do ano em que os cuidados precisam ser reforçados. Isso porque é comum que nessa estação aumentem os riscos de quadros como AVC, infarto, pneumonia, gripes, entre outros. 

No inverno, inclusive, as conhecidas dores nos ossos e articulações também podem se tornar mais frequentes, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar.

Quais são os cuidados necessários com idosos no inverno?

Com as baixas temperaturas, as pessoas tendem a ficar mais encolhidas, fazendo com que os músculos se contraiam e os vasos sanguíneos se fechem, provocando uma menor distribuição de sangue pelo corpo. 

Essa é uma das razões que pode intensificar uma série de doenças relacionadas aos ossos. No entanto, não é a única preocupação que devemos ter durante o inverno.

Nesta estação, a incidência dos raios solares fica menor, especialmente no hemisfério sul do planeta. Esse detalhe, inclusive, explica porque a absorção de vitamina D pelo organismo pode diminuir, ocasionando na deficiência de cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos. 

Outro importante fator que merece atenção neste período é o banho, momento em que as correntes de ar frio podem atingir o idoso. Também é preciso ficar atento à hidratação, já que em dias frios a sensação de sede diminui.

Confira alguns cuidados essenciais que você deve ter com idosos durante o inverno. 

No banho

  • Feche portas e janelas para impedir a entrada de correntes de ar frio. Isso evita que os idosos contraiam gripes e resfriados;
  • A temperatura da água deve ser amena e o período no banho deve ser rápido. Assim, não ocorre a desidratação da pele;
  • Deixe a toalha e a roupa de troca próxima ao chuveiro. Assim, quando a higiene corporal terminar, o idoso é rapidamente envolvido e seco, evitando o contato com as correntes de ar frio;
  • O horário do banho também deve ser considerado. À noite, é natural que as temperaturas caiam. Por isso, é recomendado fazer a higiene corporal do idoso durante o dia, proporcionando conforto e bem-estar. 

Durante o dia

  • Mantenha o idosos bem agasalhado;
  • Sugira um banho de sol, que pode durar de 20 a 40 minutos;
  • Incentive a prática de exercícios físicos, como ioga e caminhada, que estimulam a circulação e previnem doenças cardíacas;
  • Mantenha o idoso bem hidratado;
  • Ofereça uma alimentação saudável, com frutas e verduras.

Cora Residencial Senior

A Cora é um residencial para idosos que promove diversas ações para manter os residentes hidratados e aquecidos, principalmente durante o inverno.

Realizamos também atividades físicas, como caminhada e alongamento, que mantêm os idosos ativos, mesmo em dias frios. 

Em nossas unidades, os moradores contam com seis refeições diárias, elaboradas por uma equipe de nutricionistas. Em agosto, por conta do inverno, nossos profissionais elaboraram um delicioso e nutritivo Festival de Sopas.

Fale conosco e saiba mais sobre todas as vantagens que a Cora Residencial Senior pode oferecer ao seu familiar idoso!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.