Cuidados com a saúde e o bem-estar em uma Casa de Idosos

Quando se está considerando a possibilidade de institucionalizar um idoso, muitas dúvidas podem surgir, principalmente porque nem sempre a família sabe como funcionam os Cuidados com a saúde e o bem-estar em uma Casa de Idosos.

Diante de uma decisão tão delicada em que está em jogo a saúde e a felicidade do ente querido, a melhor forma de desfazer as dúvidas e inseguranças é pesquisando para obter informações sobre o assunto. É fundamental avaliar as opções disponíveis no mercado, atentando-se para os serviços que cada instituição oferece.

Portanto, é importante que a família do idoso entenda o que esperar das instituições em termos de cuidados e atividades que promovam o bem-estar dos residentes.

Afinal, quais os cuidados capazes de promover uma estadia prazerosa com saúde em bem-estar para os idosos que optam por morar em uma Casa de Idosos ou em residenciais próprios para essa faixa etária?

Confira a seguir:

  • Cuidados de saúde e higiene pessoal: Em um residencial para idosos é importante que haja uma equipe de médicos geriatras, enfermeiros e cuidadores para que os residentes sejam assistidos em suas necessidades, administração de medicamentos e rotinas de higiene pessoal.
  • Atenção especial à alimentação: É fundamental que o residencial ofereça um cardápio elaborado por nutricionistas, com variedade de alimentos para atender as preferências e necessidades nutricionais de pessoas mais idosas, além de frequência e quantidade correta de refeições.
  • Atividades de estímulo físico e cognitivo: Na rotina de uma instituição de longa permanência para idosos, não podem faltar a prática de atividades físicas adaptadas às características e condições de saúde dos residentes.
  • Manter a mente ativa: A saúde mental é muito importante, portanto é desejável que atividades de estímulo cognitivo como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, palavras cruzadas, aulas de dança, pintura e etc. também estejam sempre presentes no dia a dia dos idosos nessas instituições.
  • Socialização: A socialização é um elemento indispensável para a saúde mental do idoso. Interagir, fazer novas amizades e criar vínculos com os outros residentes e cuidadores é fundamental para que o idoso se sinta seguro e acolhido em seu novo lar.

Casa de Idosos ou Residencial para Idosos: Qual a melhor opção?

Embora o termo Casa de Idosos seja bastante utilizado quando se está em busca de um lar para idosos, atualmente as instituições que oferecem os serviços que citamos acima costumam utilizar o conceito de Residencial para Idosos.

Os residenciais para idosos ou Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são uma versão mais moderna e ampliada do que é conhecido como Casa de Idosos.

Os residenciais podem abrigar tanto idosos mais autônomos e independentes quanto aqueles que precisam de cuidados mais específicos por conta de limitações de saúde. Além disso, os residenciais oferecem mais do que cuidados básicos com saúde, alimentação e higiene pessoal, mas podem dispor de serviços diferenciados como cuidados com beleza, por exemplo, e promovem atividades que estimulam o bem-estar psicológico e social do idoso.

Conheça a Cora Residencial Senior

Se você procura um Residencial para Idosos que ofereça a melhor estrutura e atenção direcionada aos cuidados com saúde e bem-estar do seu familiar idoso, recomendamos que conheça a Cora Residencial Senior.

Uma Rede de cuidados direcionados

Na Cora os cuidados com saúde e bem-estar do idoso são realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados, composta por médicos geriatras, nutricionistas, enfermeiros, cuidadores, farmacêuticos e fisioterapeutas.

Auxílio nas rotinas e cuidados diários

Com assistência 24h, o idoso conta com todo o suporte de cuidadores e enfermeiros em sua rotina de cuidados com alimentação, saúde e higiene pessoal.

Alimentação

Na Cora, a alimentação dos residentes é levada a sério, portanto são oferecidas 6 refeições diárias com cardápio variado. Todo o cardápio é elaborado por nutricionistas, levando em conta as necessidades nutricionais dos idosos e respeitando suas preferências.

Cuidando do corpo e da mente

Na Cora, os residentes participam de atividades que ajudam a manter a mente e o corpo ativos, condição fundamental para a qualidade de vida na longevidade.

Seguindo um cronograma semanal de atividades, os idosos praticam exercícios físicos, participam de sessões de fisioterapia em grupo, aulas de dança, pintura, jogos, musicoterapia e outros.

Momentos de socialização

Estão presentes na rotina do residente Cora atividades que estimulam o lazer e a interação, permitindo que os idosos façam novas amizades, criem vínculos e se sintam em casa.

Vale ressaltar que o convívio com os familiares também é fundamental para a saúde mental do idoso, por isso, na Cora, os familiares podem visitar seus entes queridos sempre que quiserem.

Confira agora o depoimento do Milton, filho da Dona Balbina residente Cora. O Milton contou quais são os cuidados oferecidos a sua mãe na Cora e como ela se sente plenamente acolhida e satisfeita em seu novo lar.

Se você quer desfrutar da tranquilidade de proporcionar o melhor ao seu familiar, entre em contato com a Cora e conheça toda e estrutura que podemos oferecer a quem você ama.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Receba nossos conteúdos por e-mail