Cuidados com a audição no processo de envelhecimento

Cuidados com a audição durante o processo de envelhecimento

A perda auditiva pode ser classificada como uma diminuição repentina ou gradual da capacidade de ouvir. É uma das condições que mais afeta os idosos.

Aproximadamente uma em cada três pessoas, com idades entre 65 e 74 anos, têm algum grau de perda auditiva. Além disso, quase metade dos idosos com mais de 75 anos têm dificuldades para ouvir. 

Ter problemas de audição pode, por exemplo, dificultar a compreensão de orientações médicas. Além disso, pode trazer problemas na comunicação com os amigos e familiares, o que pode ser frustrante e constrangedor. Em alguns casos, também pode representar perigo.

O que o idoso deve fazer se tiver problemas de audição?

Os problemas de audição podem ser graves para qualquer pessoa. Por isso, é fundamental buscar ajuda profissional ao identificar qualquer alteração no sistema auditivo.

Se você ou alguém de sua família está com dificuldades para ouvir, busque um clínico geral, um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Cada um desses profissionais tem um tipo diferente de treinamento e especialização, sendo que todos podem auxiliá-lo na resolução do problema.

O otorrinolaringologista é um médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta. Ele tentará descobrir os motivos que estão fazendo o idoso ter problemas de audição e oferecer opções de tratamento. Ele também poderá encaminhá-lo a outro profissional: o fonoaudiólogo. 

O audiologista também tem treinamento na identificação e na medição do tipo de perda. Esse profissional também atua com aparelhos auditivos, que podem auxiliar na recuperação do bem-estar e da qualidade de vida.

Por que o idoso pode perder a audição?

A perda auditiva ocorre pelos mais diversos motivos. Muitas pessoas perdem a audição lentamente ao longo dos anos, por exemplo.

Esta condição é conhecida como presbiacusia (ou surdez). Os médicos ainda não sabem os porquês de ela afetar algumas pessoas mais do que as outras. No entanto, em alguns casos o quadro pode ser hereditário.

Outra razão frequente para a perda de audição com o envelhecimento são os anos de exposição a ruídos altos. Essa condição é conhecida como “perda auditiva induzida por ruído”. 

Muitos idosos que foram trabalhadores da área da construção, fazendeiros, músicos, jardineiros ou membros das forças armadas têm problemas de audição ainda na juventude e na meia-idade, por conta da exposição excessiva aos ruídos altos.

É importante ressaltar que a perda auditiva também pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, doenças cardíacas, AVCs, ferimentos na cabeça, tumores e certos medicamentos.

Cora Residencial Senior: sempre pensando na saúde do seu familiar idoso!

A Cora é um Residencial para Idosos que vai além dos cuidados já oferecidos por outras Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), como asilos e casas de repouso.

Isto porque contamos com uma infraestrutura moderna e projetada para idosos. Além disso, trabalhamos com uma equipe multidisciplinar de cuidados, preparada para atender pessoas com as mais diversas condições clínicas.

Entre em contato conosco, agende uma visita virtual e saiba mais sobre o que podemos oferecer ao seu familiar idoso!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail