Como prevenir quedas em casa?

Como prevenir quedas em casa?

A pandemia de covid-19 fez com que as pessoas fossem obrigadas a se manterem em isolamento domiciliar, como forma de prevenção ao vírus. Apesar de essencial para o bem-estar de todos, essa medida trouxe também alguns desafios para a saúde mental e a mobilidade, principalmente para os idosos.

Quando falamos de mobilidade, é importante ressaltar que a residência nem sempre é o local mais seguro, já que não é incomum que uma pessoa idosa sofra uma queda neste tipo de ambiente. Normalmente, esses acontecimentos são provocados por pouca resistência muscular e obstáculos, como móveis e escadas.

Ações que evitam que os idosos caiam em casa

Fazer com que a pessoa sênior se sinta confortável em casa é fundamental. Porém, transformar o lar em um lugar de segurança é um ponto ainda mais importante.

Afinal, sabendo que não há riscos, o idoso pode circular livremente pela casa sem medo.

Para oferecer um ambiente assim, é ideal que:

  • A casa seja mantida de forma organizada. Móveis no lugar e sem objetos espalhados já funcionam como grande ajuda. No caso dos tapetes, é interessante que eles sejam fixados no chão com fita adesiva;
  • Sejam colocadas rampas nos degraus e corrimãos nos corredores, escadas e banheiros;
  • Diminua o volume de mesas de centro, vasos e descansos de pés pelos locais de maior circulação da casa;
  • A residência tenha apenas poltronas firmes e com braço de apoio. Assim, o idoso pode se levantar com mais facilidade e confiança;
  • A residência seja bem iluminada. Tanto durante o dia quanto durante a noite, se o ambiente tiver luz suficiente o idoso consegue ter maior noção de espaço;
  • Na cozinha, tudo deve estar ao alcance do idoso, sem que seja necessário o uso de banquetas ou escadas para pegar os objetos. Aliás, é importante evitar que no chão sejam passados produtos como cera, que podem deixar o piso escorregadio.

Dessa forma, certamente o idoso se sentirá confortável e, acima de tudo, seguro e confiante em aproveitar o máximo que a casa pode oferecer.

Precauções que a pessoa sênior pode tomar

Além de a residência oferecer a segurança necessária, o idoso também deve ter conhecimento de comportamentos e iniciativas que podem evitar quedas.

Algumas atitudes simples para evitar riscos a si mesmo são:

  • Levantar sempre devagar, independente se estiver sentado ou deitado. Assim, é respeitado o tempo necessário para que conquiste equilíbrio e fique totalmente ereto;
  • Em alguns casos, a utilização de bengalas, andadores ou muletas é uma boa sugestão para evitar quedas. Afinal, com elas é mais fácil identificar saliências no piso;
  • Sempre que for andar, acenda as luzes. Dessa forma, a noção de espaço é ampliada e a confiança adquirida.

Conheça a Cora em Casa!

E, já que estamos falando de quedas dentro de casa, saiba que a Cora também proporciona serviços na residência do idoso!

Sabemos que, por diversos motivos, o idoso ou seus familiares podem não optar por uma ILPI. Por isso, criamos o serviço Cora em Casa!

Com ele, os principais benefícios de nossas unidades são proporcionados dentro da própria residência do idoso, com atividades que envolvem estímulos físicos e cognitivos.

Entre em contato com a Cora!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar a sua experiência.