Como prevenir a osteoporose em idosos?

Como prevenir a osteoporose em idosos?

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, os tornando mais frágeis. A condição evolui gradativamente e pode colaborar para o surgimento de fraturas e lesões.

O quadro costuma afetar, com mais frequência, pessoas do sexo feminino, por conta da diminuição do hormônio estrogênio, muito comum após a menopausa. A redução torna algumas estruturas do corpo mais finas e vulneráveis. 

Por que a osteoporose acontece?

No geral, a osteoporose é causada por uma série de fatores, que vão desde a carência de cálcio e vitamina D, durante as primeiras fases da vida, até o desgaste dos ossos, que pode ocorrer devido ao:

Envelhecimento

Durante o envelhecimento, ocorre uma perda natural de massa óssea. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% dos homens e 30% das mulheres apresentam osteoporose nesta fase da vida. 

Uso de medicamentos

Estes são alguns dos medicamentos que podem contribuir para o surgimento da osteoporose: corticóides e anticoagulantes. Vale ressaltar que o consumo de álcool e cafeína em excesso, além do tabagismo, também podem causar a doença.

Dicas de prevenção de osteoporose

Algumas atitudes contribuem para minimizar as chances de desenvolver a osteoporose. Como por exemplo: 

Consumo de alimentos ricos em cálcio

Uma dieta rica em cálcio é essencial para ossos fortes e saudáveis. Consuma alguns laticínios como: 

  • Iogurte natural;
  • Leite e Queijo;
  • Amendoim;
  • Nozes; 
  • Amêndoa; 
  • Castanha-do-pará.

Evite certos tipos de bebidas

Evite o consumo de sucos em pó, refrigerantes, bebidas alcoólicas e cafeína em excesso. Todos esses líquidos afetam diretamente a saúde pois são, em sua maioria, industrializados, além de possuírem muitos conservantes, adição de corantes e outras substâncias.

Sucos naturais e água filtrada são excelentes alternativas.

Banho de sol

Tomar sol diariamente, por cerca 20 minutos, trará muitos benefícios para a saúde. Isso irá melhorar significativamente a sintetização de vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio pelo organismo.

Escolha sempre horários nos quais a exposição solar não seja perigosa para a pele. 

Exercícios físicos

Os exercícios fortalecem músculos e ossos. Além disso, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Caminhadas, alongamentos e danças expressivas são alguns exemplos de atividades físicas. 

Não se esqueça, no entanto, de consultar um médico antes de iniciar um exercício físico.

Facilite a mobilidade 

Para evitar quedas, instale corrimãos em escadas, utilize tapetes e pisos antiderrapantes na residência e se atente a superfícies escorregadias.

Acompanhamento médico regular

O acompanhamento médico é indispensável para a prevenção de casos de osteoporose e para pessoas que já possuem essa condição. Consulte um profissional de saúde regularmente.

Conheça a Cora Residencial Senior

A Cora Residencial Senior é o lugar ideal para o seu familiar idoso.

Aqui, o ambiente é adaptado para receber idosos de variados perfis e conta com barras de apoio, rampas de acesso, corrimãos e pisos antiderrapantes, essenciais para a prevenção de quedas. 

Em nossas equipes multidisciplinares, contamos com geriatras, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, enfermeiros e cuidadores, que estão sempre prontos para atender cada residente.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail