A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, os tornando mais frágeis. A condição evolui gradativamente e pode colaborar para o surgimento de fraturas e lesões.
O quadro costuma afetar, com mais frequência, pessoas do sexo feminino, por conta da diminuição do hormônio estrogênio, muito comum após a menopausa. A redução torna algumas estruturas do corpo mais finas e vulneráveis.
Por que a osteoporose acontece?
No geral, a osteoporose é causada por uma série de fatores, que vão desde a carência de cálcio e vitamina D, durante as primeiras fases da vida, até o desgaste dos ossos, que pode ocorrer devido ao:
Envelhecimento
Durante o envelhecimento, ocorre uma perda natural de massa óssea. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 10% dos homens e 30% das mulheres apresentam osteoporose nesta fase da vida.
Uso de medicamentos
Estes são alguns dos medicamentos que podem contribuir para o surgimento da osteoporose: corticóides e anticoagulantes. Vale ressaltar que o consumo de álcool e cafeína em excesso, além do tabagismo, também podem causar a doença.
Dicas de prevenção de osteoporose
Algumas atitudes contribuem para minimizar as chances de desenvolver a osteoporose. Como por exemplo:
Consumo de alimentos ricos em cálcio
Uma dieta rica em cálcio é essencial para ossos fortes e saudáveis. Consuma alguns laticínios como:
- Iogurte natural;
- Leite e Queijo;
- Amendoim;
- Nozes;
- Amêndoa;
- Castanha-do-pará.
Evite certos tipos de bebidas
Evite o consumo de sucos em pó, refrigerantes, bebidas alcoólicas e cafeína em excesso. Todos esses líquidos afetam diretamente a saúde pois são, em sua maioria, industrializados, além de possuírem muitos conservantes, adição de corantes e outras substâncias.
Sucos naturais e água filtrada são excelentes alternativas.
Banho de sol
Tomar sol diariamente, por cerca 20 minutos, trará muitos benefícios para a saúde. Isso irá melhorar significativamente a sintetização de vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio pelo organismo.
Escolha sempre horários nos quais a exposição solar não seja perigosa para a pele.
Exercícios físicos
Os exercícios fortalecem músculos e ossos. Além disso, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Caminhadas, alongamentos e danças expressivas são alguns exemplos de atividades físicas.
Não se esqueça, no entanto, de consultar um médico antes de iniciar um exercício físico.
Facilite a mobilidade
Para evitar quedas, instale corrimãos em escadas, utilize tapetes e pisos antiderrapantes na residência e se atente a superfícies escorregadias.
Acompanhamento médico regular
O acompanhamento médico é indispensável para a prevenção de casos de osteoporose e para pessoas que já possuem essa condição. Consulte um profissional de saúde regularmente.
Conheça a Cora Residencial Senior
A Cora Residencial Senior é o lugar ideal para o seu familiar idoso.
Aqui, o ambiente é adaptado para receber idosos de variados perfis e conta com barras de apoio, rampas de acesso, corrimãos e pisos antiderrapantes, essenciais para a prevenção de quedas.
Em nossas equipes multidisciplinares, contamos com geriatras, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, enfermeiros e cuidadores, que estão sempre prontos para atender cada residente.
Entre em contato conosco e saiba mais!