Cora Residencial
Como os exercícios físicos podem ajudar na prevenção da hipertensão em idosos?

Como os exercícios físicos podem ajudar na prevenção da hipertensão em idosos?

A hipertensão é uma doença que está presente na vida de milhares de idosos. Essa condição é um dos principais fatores de risco para o surgimento de problemas cardiovasculares.

Muitos fatores podem contribuir para que uma pessoa seja hipertensa. Entre eles: consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, estresse, má alimentação e obesidade. Por isso, manter hábitos saudáveis é essencial na prevenção deste diagnóstico.

Os exercícios físicos são grandes aliados no tratamento e na prevenção desta condição, auxiliando no controle da pressão arterial.

As atividades aeróbicas , por exemplo, são as mais indicadas para pessoas com pressão alta, pois ajudam a regular o sistema nervoso.

Antes de realizar exercícios físicos, no entanto, é necessário consultar um médico. Também é importante medir a pressão arterial regularmente.

Vale destacar que a diminuição da pressão após a realização de atividades é conhecida como hipotensão pós-exercício.

Entre as atividades físicas que auxiliam no controle da hipertensão estão:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Dança
  • Natação;
  • Ciclismo.

Introduzir a prática de exercícios físicos no cotidiano do idoso que tem hipertensão arterial pode proporcionar resultados significativos tanto para a saúde dos idosos, quanto para proporcionar bem-estar e qualidade de vida.

A realização de atividades físicas, promove vantagens às pessoas de todas as idades e independente de suas condições. Então, manter uma rotina de exercícios desde jovens pode colaborar para não surgirem doenças como a hipertensão. 

Vale lembrar que é preciso ter cautela em todos os casos e não exagerar na dose de exercícios. Afinal, existe um aumento da pressão durante a execução de algumas atividades. Por isso, a intensidade, a duração e o tempo de descanso precisam ser levados em consideração.

Cora Residencial Senior 

Como vimos acima, a hipertensão arterial acomete muitos idosos. Por isso, é importante que alguns cuidados com a saúde sejam reforçados no dia a dia. 

Em algumas situações, as famílias buscam apoio em residenciais para idosos, que podem proporcionar um tratamento adequado, com conforto, segurança e assistência 24h.

A Cora Residencial Senior, por exemplo, é uma excelente opção para idosos com quadros como diabetes e hipertensão.

A Cora conta com quatro unidades espalhadas pela cidade de São Paulo. Entre os seus benefícios estão:

  • Assistência 24 horas;
  • Quartos individuais, duplos e triplos;
  • Alimentação balanceada;
  • Remédios na hora certa;
  • Visitas 24 horas;
  • Estrutura projetada para idosos;
  • Atividades físicas e cognitivas;
  • Rodas de conversa;
  • Equipe multidisciplinar;
  • Eventos temáticos.

Entre em contato conosco e saiba mais!

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Solicite Orçamento

Ligue para nós ou preencha o formulário.

Fale com a Unidade

Entre em contato com a Unidade Cora.

Para celebrar o Dia Mundial do Café, comemorado em 14 de abril, realizamos em nossas unidades uma deliciosa Oficina Culinária, com algumas variações dessa bebida que é presença marcante no dia a dia dos brasileiros.

Os residentes puderam provar receitas que trazem café, leite e outros ingredientes. Também foi ofertada uma nutritiva vitamina de banana e mel, que fez muito sucesso entre os moradores.

As bebidas foram enriquecidas com suplementos da marca Nestlé, que possuem proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde dos idosos.

No mês de março, recebemos em nossas Rodas de Conversa as nutricionistas Carolina de Senne, Joice Santana, Letícia Trigo, Luana Perucci e Thamiris Buitoni, que fazem parte das equipes multidisciplinares da Cora.

As profissionais apresentaram aos residentes o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” e esclareceram dúvidas sobre assuntos que fazem parte do cotidiano dos idosos.

A atividade contou com um divertido jogo de perguntas e respostas, onde os residentes puderam interagir por meio de placas elaboradas especialmente para a ação. 

Na semana passada, nossos residentes participaram de um animado Café Temático de Páscoa. A ação ocorreu em todas as unidades e contou com música, decoração especial e um cardápio diversificado, com frutas, pães e doces.

Receba nossos conteúdos por e-mail