Como incluir atividades no cotidiano do idoso?

Como incluir atividades no cotidiano do idoso?

Quando um idoso apresenta dificuldades para realizar tarefas simples do cotidiano, é comum que as famílias façam um revezamento para auxiliá-lo ou busquem apoio em um cuidador profissional.

Essa alternativa, inclusive, traz mais tranquilidade ao dia a dia, promovendo segurança e conforto ao idoso e as pessoas próximas.

É importante ressaltar, no entanto, que nem sempre as famílias e os cuidadores profissionais conseguem desenvolver atividades de estímulos físicos e cognitivos, essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida. 

Com isso, a rotina do idoso pode ficar desgastada e o sedentarismo pode contribuir para o agravamento de seu quadro clínico.

Quais atividades podem ser incluídas na rotina do idoso?

O cuidador é o profissional responsável por verificar diariamente o estado de saúde do idoso e auxiliá-lo em tarefas do cotidiano. Por vezes, um familiar assume essa função e acaba encontrando obstáculos, devido à falta de tempo ou conhecimento.

O idoso que recebe esse tipo de apoio passa longos períodos em casa e sente falta de momentos de diversão e interação social. 

Por isso, listamos abaixo algumas atividades de estímulo cognitivo essenciais no cotidiano do idoso e que podem ser desenvolvidas no conforto do lar:

  • Quebra-cabeça: esse jogo estimula a coordenação motora e o raciocínio do idoso;
  • Pintura: essa prática desperta a criatividade. Além disso, recupera o ânimo, sendo excelente para a saúde mental;
  • Palavras-cruzadas: a atividade pode ser feita em qualquer momento do dia, estimulando o raciocínio lógico e o conhecimento;
  • Baralho: por meio das cartas, o cuidador pode promover uma série de jogos, que ajudam nas funções neurológicas, motoras e visuais;
  • Videogame: pode parecer que não, mas muitos idosos encontram diversão na tecnologia, principalmente quando recebem o apoio de filhos e netos. O mais interessante é que alguns jogos de videogame são excelentes para estimular a coordenação motora, o raciocínio e a memória.

Cora em Casa

Neste artigo, falamos sobre algumas atividades que podem ser realizadas no lar atual do idoso e de seus diversos benefícios. Ressaltamos também a importância de cuidadores profissionais e familiares estarem preparados para proporcionar momentos de diversão ao idoso. 

Em um Residencial para Idosos, como a Cora, os moradores participam diariamente de atividades de estímulo físico e cognitivo, desenvolvidas por profissionais especializados. 

Sabemos que nem todas as famílias estão preparadas para uma mudança neste momento, o que é muito comum. Pensando nisso, criamos a Cora em Casa, onde proporcionamos os mesmos cuidados e atividades, que já ocorrem no residencial, no lar atual do idoso.

Entre em contato para saber mais!

5/5 - (1 vote)

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail