Por conta da pandemia de Covid-19, as tradicionais Festas Juninas foram canceladas ou adaptadas em todo o país, para garantir a segurança e o bem-estar de todos. Em nossas unidades, por exemplo, o evento foi comemorado com um formato diferente do habitual: por meio de um delicioso café da tarde temático, com músicas e comidas típicas.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você também possa realizar a sua celebração em casa, priorizando a saúde de todos. Não se esqueça de manter os cuidados adequados (uso de máscara, higienização e distanciamento social) e lembre-se que, neste momento, não devemos promover aglomerações.
Por que em casa?
Com o avanço da Covid-19 e suas graves consequências para a saúde, é recomendado que todos evitem aglomerações e deslocamentos, passando a maior parte do tempo em casa.
Por isso, fazer uma festa junina em ambiente domiciliar é uma boa maneira de proporcionar diversão e segurança para os moradores, principalmente para os idosos, que são classificados como grupo de risco para a doença.
Veja abaixo algumas dicas de como fazer um arraial completo em casa:
Decoração
A decoração é uma das grandes características da festa junina. Por isso, para que o ambiente fique parecido com o de um arraial, é necessário:
- Pendurar bandeiras e bandeirolas de cores chamativas pela casa;
- Colocar uma toalha xadrez na mesa onde ficarão as comidas;
- Distribuir vasos de flores pela casa;
- Criar uma fogueira fictícia, com uso de madeira e papel celofane.
Música
As músicas típicas são fundamentais para que o ambiente domiciliar lembre uma verdadeira festa junina. Por isso, separe alguns discos, CDs ou playlists com ritmos como:
- Baião;
- Forró;
- Xote;
- Xaxado;
- Maracatu;
- Frevo.
Caracterização
De nada vale investir na decoração e na música, se os idosos e os outros moradores do local não estiverem caracterizados com roupas típicas de um arraiá, como:
- Camisa xadrez;
- Calça jeans;
- Botas;
- Chapéu de palha;
- Bandana;
- Vestidos, que podem ser floridos, com babado, renda e repleto de cores fortes, como vermelho, laranja e rosa.
Comida
As comidas típicas são outro ponto importante em uma festa junina. E o melhor é que, algumas delas, ainda auxiliam na saúde e bem-estar do idoso.
Conheça alguns pratos típicos que são fáceis de fazer:
- Milho-cozido;
- Canjica;
- Cuscuz;
- Bolo de milho;
- Bolo de fubá
- Curau;
- Pamonha
Com essas dicas, o idoso e as pessoas que residem com ele poderão vivenciar a experiência de uma festa junina no conforto do próprio lar, além de seguirem protegidos contra a Covid-19.
Conheça a Cora Residencial Senior!
A Cora é um Residencial para Idosos que proporciona diversos eventos internos aos seus residentes, sempre respeitando os protocolos de segurança indicados pelos órgãos de saúde.
Fale conosco e agende uma visita virtual para conhecer uma das cinco unidades, localizadas em regiões estratégicas da capital paulista.