A cegueira e a surdez são problemas comuns que podem surgir conforme envelhecemos. Quando um familiar é afetado por uma dessas condições, é normal pensarmos: esses quadros podem prejudicar a saúde geral de um idoso?
A resposta é sim! No entanto, tudo depende do tratamento e de outros quadros clínicos. Se os cuidados forem eficientes, os problemas podem ser solucionados ou controlados.
Confira abaixo mais informações sobre os diagnósticos de cegueira e surdez.
Surdez
Com o envelhecimento, a audição dos idosos pode ser prejudicada gradativamente. Em alguns casos, pode ocorrer a perda total dos sentidos auditivos.
A presbiacusia, nome científico da surdez, acontece quando as células auditivas têm um desgaste fisiológico. Essa alteração se agrava justamente após os 60 anos. É importante ressaltar que esse problema pode começar cedo e que a detecção rápida é fundamental.
Dessa forma, poderão ser criadas algumas soluções, que vão do tratamento ao uso de aparelhos auditivos.
Cegueira
A cegueira ocorre por conta de diversos problemas oculares, que podem ser reversíveis ou irreversíveis. Se o diagnóstico é feito de forma precoce, é possível modificar a situação, o que não ocorre se a descoberta acontece em um estágio avançado.
Entre as principais causas da cegueira estão doenças como: catarata, ceratocone, glaucoma e retinopatia diabética.
Explicando de forma geral, a cegueira é estritamente definida como o estado de não ver em ambos os olhos. Um indivíduo completamente cego é incapaz de ver.
A palavra cegueira, no entanto, é comumente usada como um termo relativo para significar deficiência visual ou baixa visão, o que significa que mesmo com óculos , lentes de contato, remédios ou cirurgia, uma pessoa não enxerga bem.
A deficiência visual, inclusive, pode variar de leve a grave.
Cora Residencial Senior
A Cora Residencial Senior é um residencial para idosos que oferece atendimento humanizado aos seus residentes.
Aqui, cuidamos de diversos fatores relacionados à saúde de seu familiar idoso!
Contamos com uma equipe multidisciplinar composta por médicos geriatras, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e fonoaudiólogos. Esses profissionais elaboram juntos um plano de cuidados ao idoso.
Somos um residencial com infraestrutura projetada para maiores de 60 anos. Aqui, cada espaço foi pensado para a comodidade, conforto e segurança dos residentes.
Atualmente, contamos com quatro unidades na cidade de São Paulo, nas regiões do Jardins, Campo Belo, Tatuapé e Ipiranga.
Entre em contato conosco e saiba mais!