Casa de Idosos ou residência atual: qual a melhor opção?

Durante o processo de envelhecimento, sabemos que os cuidados devem ser redobrados, já que o quadro clínico do idoso pode passar por diversas alterações.

É comum que a população nesta faixa etária tenha dificuldades para realizar tarefas simples do cotidiano, como cozinhar e se deslocar pela residência. Na maioria das vezes e por diversos motivos, os familiares assumem a função de cuidador informal do idoso, no entanto, a falta de conhecimento e de tempo livre podem tornar a experiência desafiadora.

Neste momento, é comum que o idoso e seus familiares busquem alternativas como uma  Casa de Idosos, por exemplo. 

Em algumas situações, no entanto, pode surgir a seguinte dúvida: manter o idoso no lar atual ou escolher uma casa de idosos?

Abaixo, você irá conhecer os benefícios de cada uma destas alternativas.

Opção 1: manter o idoso em seu lar atual

Manter o idoso em seu lar atual não é a melhor opção, principalmente quando o mesmo possui dificuldades de locomoção ou para realizar tarefas simples do cotidiano. 

Essa alternativa só deve ser seguida em situações específicas. É importante, no entanto, que o idoso não fique sozinho, para evitar que hajam: 

  • Acidentes domésticos, que podem ocasionar fraturas e lesões graves;
  • Erros na administração de medicamentos;
  • Má alimentação;
  • Dificuldades na realização de higiene diária.

Opção 2: escolher uma Casa de Idosos

A escolha de uma Casa de Idosos pode ser excelente para famílias que possuem uma rotina agitada ou que não têm os conhecimentos necessários para proporcionar saúde e bem-estar ao idoso.

Vale ressaltar, no entanto, que a família precisa buscar uma instituição que atenda as necessidades do idoso. 

Confira abaixo alguns dos pontos que devem ser observados ao escolher uma Casa de Idosos.

Plano de Cuidados

Antes de escolher uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), observe se o local possui um plano de cuidados para o seu familiar idoso.

Os profissionais da instituição devem ter conhecimento do quadro clínico de seus moradores e proporcionar a melhor linha de cuidados, atendendo às necessidades específicas de cada um.

Rotina

Uma Casa de Idosos deve oferecer uma rotina leve e descontraída. Os moradores não podem ficar ociosos, pois isso pode causar prejuízos à saúde mental.

A rotina ideal deve exercitar o corpo e a mente dos residentes, promovendo interação social e atuando no combate às doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, por exemplo. 

Equipe Multidisciplinar

Verifique se o local possui profissionais de saúde e em que horário eles atuam. Pergunte também se possuem o treinamento adequado. 

Supondo que aconteça uma emergência, os profissionais de saúde devem estar a postos para socorrer o idoso, não é mesmo? 

Confira uma lista de profissionais que devem fazer parte da equipe multidisciplinar de uma Casa de Idosos:

  • Cuidadores;
  • Fonoaudiólogos;
  • Médicos Geriatras;
  • Enfermeiros;
  • Nutricionistas;
  • Farmacêuticos.

Alimentação correta

A alimentação influencia diretamente na saúde dos idosos. Por isso, é importante verificar como é elaborado o cardápio da instituição, quantas refeições são oferecidas diariamente e se existe acompanhamento de profissionais de nutrição, por exemplo. 

Todos os benefícios em um só lugar!

Você já conhece a Cora Residencial Senior? 

Nosso residencial para idosos é conceituado no mercado e localizado estrategicamente em locais de fácil acesso na cidade de São Paulo.

A Cora, inclusive, possui todos os pontos citados acima e está sempre inovando para proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos seus residentes.

Em nossas unidades, os idosos contam com seis refeições diárias, cardápio elaborado por nutricionistas, quartos modernos, jardim externo, eventos temáticos, atividades diárias e muito mais.

Fale conosco e saiba mais sobre todas as vantagens que a Cora pode oferecer ao seu familiar.

Receba nossos conteúdos por e-mail

Compartilhe o post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Receba nossos conteúdos por e-mail